Notícias

Rede lança projeto de capacitação dos atores envolvidos no acolhimento de refugiados e migrantes

Solenidade de lançamento será realizada na próxima segunda-feira (18/6), às 18h, e contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e de demais autoridades
publicado: 13/06/2018 17h41 última modificação: 13/06/2018 17h57
Ilustração

Ilustração

A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes  lançará em Brasília, na segunda-feira (18/6), às 18h, em celebração ao Dia Mundial do Refugiado (comemorado em 20 de junho), o projeto Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil. Por meio de oficinas gratuitas, o projeto desenvolverá suas atividades nos próximos 18 meses, iniciando pelas cidades que atualmente participam do processo de interiorização de migrantes e refugiados venezuelanos. 

A capacitação abordará temas como a regularização migratória, os direitos sociais, humanos e trabalhistas, a nova lei de migração e a lei de refúgio e combate à xenofobia e à exploração de mão de obra. O público-alvo é composto por integrantes dos comitês de acolhida e dos grupos de trabalho sobre empregabilidade instituídos nos municípios participantes do programa de interiorização, gestores e equipes dos abrigos, servidores públicos e organizações da sociedade civil envolvidas no acolhimento, no abrigamento e na integração de migrantes e refugiados, estudantes e jornalistas. O primeiro treinamento será realizado no mês de julho.

Compõem a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes  a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU).

A rede foi criada com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes. 

A solenidade de lançamento do projeto será aberta ao público, sem necessidade de inscrição, e contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, além de autoridades do Ministério Público da União e de órgãos públicos e representantes de instituições não governamentais. 

De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Com relação às migrações, segundo a pesquisa Atlas Temático: Observatório das Migrações em São Paulo, elaborada por pesquisadores da Unicamp, entre os anos de 2000 e 2015 chegaram ao Brasil 880 mil imigrantes. 

Mais recentemente, após o fluxo de bolivianos, haitianos, cubanos e africanos, o Brasil passou a receber refugiados e imigrantes venezuelanos. Estima-se que mais de 50 mil venezuelanos chegaram ao país desde o início de 2017. 

Serviço 

Lançamento do projeto Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil
Data: 18 de junho, às 18h
Local: Auditório Pedro Jorge I da ESMPU (SGAS 604 – L2 Sul), Brasília-DF

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300