Notícias

Redução do estresse é tema de treinamento para membros e servidores do MPU

Atividade pretende identificar e praticar técnicas eficazes no combate ao estresse nas atividades e nas interações humanas cotidianas. Inscrição até 19 de março
publicado: 09/03/2018 12h47 última modificação: 09/03/2018 12h47
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial “Redução do estresse baseado em plena atenção”, voltado para membros e servidores do MPU, lotados em Brasília. A atividade pretende identificar e praticar técnicas eficazes no combate ao estresse nas atividades e nas interações humanas cotidianas. 

O treinamento acontece de 16 a 20 de abril, em Brasília, no período matutino. Estão sendo oferecidas 20 vagas para membros (10 para o MPDFT, cinco para o MPF, três para o MPT e duas para o MPM) e 20 para servidores (10 para o MPDFT, cinco para o MPF, três para o MPT e duas para o MPM). A seleção é por sorteio eletrônico. 

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 19 de março, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Em 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre outros assuntos: introdução ao Programa de Redução de Estresse; prática guiada de atenção à respiração; explanação dos alinhamentos de participação no programa; treinamento e desenvolvimento de práticas relacionadas a redução do estresse: escaneio corporal, plena atenção à alimentação, escuta ativa, meditação sentada e caminhando; distinção de pensamentos, emoções e sensações; exploração da percepção acerca do fenômeno da manifestação do estresse no corpo: reconhecimento dos estressores individuais e sua manifestação somática de acordo com os padrões pessoais; estressores e o processo da reatividade; rompimento da cadeia reflexa dos padrões reativos; ampliação do repertório comportamental pessoal e obtenção de respostas mais adequadas a cada situação; estresse na comunicação; formas de melhorar a comunicação interpessoal e intrapessoal; tomada de consciência da relatividade e suas raízes nos padrões individuais de percepção; identificação das manifestações físicas do agradável e do desagradável; introdução do padrão assertivo; e percepção da importância da plena atenção na melhoria da qualidade de vida. 

As aulas serão ministradas pela psicóloga clínica Carla Dutra Fragomeni e pelo fundador e atual presidente da Sociedade Vipassana de Meditação, Régis Ribeiro Guimarães. 

A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os participantes. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital. 

Edital   
Roteiro do curso

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300