Notícias

Representantes dos quatro ramos do MPU participam da elaboração do Plano de Atividades 2020

Atividades de ensino e extensão com temáticas afins, priorizadas para 2020, vão compor os programas acadêmicos da ESMPU
publicado: 25/10/2019 18h11 última modificação: 25/10/2019 18h11
Exibir carrossel de imagens Reuniões de Elaboração do PA 2020

Reuniões de Elaboração do PA 2020

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizou mais uma etapa da elaboração participativa do Plano de Atividades (PA) 2020. Com base no resultado das consultas públicas, realizadas com o corpo acadêmico da Escola, representantes dos quatro ramos do MPU selecionaram as atividades de ensino e extensão, prioritárias para o próximo ano. As reuniões aconteceram nos dias 14, 15, 16 e 23 de outubro.

Uma das novidades do PA 2020 é a instituição de Programas Acadêmicos pela Câmara de Desenvolvimento Científico (CDC). Esses programas consistem em um conjunto de projetos de ensino, pesquisa e extensão que, articulados, propõem-se a discutir, desenvolver ou disseminar determinada temática de impacto social e institucional. No total, foram definidos 17 programas.

Com essa nova metodologia de organização acadêmica, as atividades foram pensadas com vistas a desenvolver cada um dos seguintes programas. São eles: Consumo, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Internacionalização do Direito; Diálogos Democráticos; Direitos Humanos, Memória e Políticas de Reparação; Gênero, Raça e Etnia; Corrupção, Improbidade e Criminalidade; Migrações, Refúgio, Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas; Ministério Público Resolutivo: consensualidade, processo e procedimento; Movimentos e Organizações Sociais e Sindicais; Futuro do Trabalho; Tortura, Violência e Privação de Liberdade; Vulnerabilidades e Inclusão Social; Governança, Gestão e Inovação; Formação de Docente; Idiomas; Promoção do Trabalho Decente; e Criminalidade e Persecução Penal. Os programas poderão ser desenvolvidos num período de até cinco anos.

As reuniões realizadas em Brasília contaram ainda com a participação de representantes de comissões técnicas regionais, formada por membros e servidores localizados nos Centros de Apoio (polos regionais da ESMPU). O conhecimento das demandas regionais foi primordial para a construção de um catálogo de capacitações que retrate as realidades e necessidades de treinamento de cada localidade.   

Além disso, durante os quatro dias de encontro, trabalharam-se nos planejamentos pedagógicos de cada atividade de ensino e extensão com a participação da câmara de ensino da ESMPU; das comissões técnicas nacionais do MPF, MPT, MPM e MPDFT; dos servidores que atuam nos Centros de Apoio da ESMPU e das áreas de treinamento do MPU, que indicam as necessidades da área meio.

Cronograma – A elaboração do PA 2020 iniciou em agosto com a definição dos programas acadêmicos, que irão compor o plano, pela Câmara de Desenvolvimento Cientifico (CDC) da ESMPU. Logo após, foi realizada consulta pública a membros, servidores e sociedade civil para o levantamento das temáticas a serem abordadas nas atividades da ESMPU.

A partir do resultado da consulta, os temas foram priorizados pelas comissões temáticas e pelos líderes de pesquisa, que propuseram atividades de ensino e extensão e de pesquisa, respectivamente.

Antes do PA 2020 ser submetido à apreciação do Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU, a CDC ainda realizará a verificação da consistência dos Programas Acadêmicos por meio das propostas de atividades que os comporão, e a articulação entre as atividades de ensino, extensão e pesquisa. Confira o cronograma completo.

Plano de Atividades – O Plano de Atividades (PA) consiste no conjunto de programas acadêmicos compostos por ações de capacitação (de ensino, extensão e pesquisa) realizadas pela ESMPU durante o ano letivo. Sua elaboração ocorre sempre no ano anterior, com a participação de membros(as) e servidores(as) do MPU.

Galeria de imagens

Notícias relacionadas:

ESMPU convida sociedade civil para participar de consulta sobre seu planejamento acadêmico para 2020

Participe da consulta para mapear necessidades de treinamentos da área meio para 2020

ESMPU realiza primeira reunião para articulação do Plano de Atividades de 2020

ESMPU inicia consulta para identificar necessidades de treinamento da área fim para 2020

Componentes da Câmara de Desenvolvimento Científico discutem projetos para a ESMPU

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300