Rotas de Aprendizagem: abertas as inscrições para curso sobre práticas de design no setor público

Treinamento gratuito é voltado para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até 12h de 27 de outubro
publicado: 14/10/2021 14h24 última modificação: 14/10/2021 14h29
Ilustração

Estão abertas as inscrições, até as 12h de 27 de outubro, para o curso de aperfeiçoamento “Práticas de futuros – design e pensamento de longo prazo no setor público”, promovido pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade ocorre no período de 5 a 29 de novembro, das 10h30 às 12h30, na modalidade EaD síncrona, por meio de plataforma de videoconferência. Inscreva-se.

O curso é destinado a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP) e tem por objetivo preparar os participantes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Essa prática, conhecida como design de futuros, vem ganhando cada vez mais espaço no setor público por conseguir contemplar a natureza complexa das atividades governamentais, além de utilizar ferramentas que ajudam a criar e comunicar estratégias de longo prazo, as quais irão afetar diferentes gerações de cidadãos.

Foram disponibilizadas 25 vagas. Os candidatos inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. O certificado será emitido pela ESMPU para o participante que obtiver frequência mínima de 85% nas atividades propostas. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. Para participar é preciso ter disponibilidade para acompanhar a atividade, acesso a computador e a internet banda larga, além de conhecimentos básicos de internet.

As capacitadoras da atividade são a designer transdisciplinar e facilitadora de processos criativos para inovação Laura Dusi e a designer de futuros Francisca Limberger. A orientadora pedagógica é a servidora do CNMP Nális Torres de Carvalho.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O curso integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU –, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição. O aluno que participar de todas as atividades previstas nas trilhas de aprendizagem do programa terá direito a certificação de reconhecimento. Saiba mais.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital, do projeto pedagógico ou do e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Práticas de futuros – design e pensamento de longo prazo no setor público”
Inscrição: até as 12h de 27 de outubro (inscreva-se)
Período de realização: 5, 8, 12, 16, 19, 22, 26 e 29 de novembro, das 10h30 às 12h30
Modalidade: EaD síncrona, pelo canal da ESMPU no YouTube