Rotas de Aprendizagem em Inovação: conheça o programa de capacitação do InovaEscola

Programa tem como base as macrotendências mundiais em educação corporativa: personalização, modularização e centralidade nas necessidades organizacionais e do aluno
publicado: 08/04/2021 18h11 última modificação: 08/04/2021 18h11
Ilustração

Com o objetivo de fomentar a cultura da inovação no âmbito do Ministério Público da União (MPU) e desenvolver as competências necessárias para atuar na Era Digital, o InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do MPU (ESMPU) – lança o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação. O projeto engloba um conjunto de atividades e cursos voltados para a temática da inovação, em formato modular, autônomo, individualizado e orientado às necessidades do aluno e da instituição.

O modelo foi idealizado a partir das principais macrotendências de transformação da educação a distância utilizadas pela Harvard University e outras grandes instituições de ensino. O secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro, explica que o Rotas de Aprendizagem vem para desenvolver e preparar a instituição para o futuro, atendendo à demanda do quadro de membros e servidores do MPU. "Desenhamos algo que fosse inovador não somente nos temas, mas também no modelo, já que se trata de uma formação modular, que dá ao participante autonomia e poder para decidir sobre a jornada que mais atende ao seu contexto. Além disso, queremos que os alunos aprendam a desenvolver problemas de inovação e os tragam para cá, para podermos ajudá-los a desenvolver e prototipar soluções", afirmou.

Organização – O programa está estruturado em cinco rotas de aprendizagem, formadas por cursos e atividades agrupadas a partir de diferentes áreas de atuação. Estão previstas capacitações voltadas para a formação básica em inovação, além de inovação nas áreas finalística, de tecnologia, de gestão e em educação. As três primeiras serão oferecidas no primeiro semestre de 2021 (base, área-fim e tecnologia) e as duas últimas no segundo semestre (gestão e educação). A segunda parte do programa prevê atividades práticas, voltadas para a incubação, prototipação e experimentação de projetos.

Os interessados podem se inscrever nas atividades, de forma modular, à medida que os editais forem publicados no site da ESMPU. O aluno que participar de, no mínimo, 80h das atividades previstas nas trilhas do programa terá direito a uma certificação de reconhecimento emitida pelo InovaEscola. Conheça o cronograma inicial do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inova@escola.mpu.mp.br.

Design thinking – O primeiro curso do programa está com as inscrições abertas até as 12h de 12 de abril: “Design thinking no Ministério Público”. O objetivo da capacitação é discutir a importância de inovar dentro das organizações e desenvolver o pensamento sistêmico e o visual para implementar soluções que gerem valor ao indivíduo, à instituição e à sociedade. O treinamento será ministrado pela designer transdisciplinar Laura Dusi, que atua em sistemas complexos por meio de projetos que buscam impacto social positivo com foco em inovação. Saiba mais.