Notícias

Rotas&Futuros: conheça o novo podcast da ESMPU

Programa foi pensado para compartilhar a jornada inquietante de um laboratório de inovação e refletir sobre o momento de transição atual
publicado: 07/04/2021 13h07 última modificação: 07/04/2021 13h07
Ilustração

Ilustração

Como será o Ministério Público do futuro? Estamos preparados para as transformações que nos aguardam? Para responder a essas e outras perguntas sobre inovação, macrotendências e os desafios do mundo digital, o InovaEscola, laboratório de transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), lança o podcast Rotas&Futuros. Em formato de bate-papo, a cada quinzena, um novo episódio estará disponível no Spotify. Ouça e compartilhe!

Especialistas, facilitadores, professores e profissionais de diversas áreas relacionadas à inovação serão convidados para conversarem sobre o momento de transição atual e como cocriar o futuro. O primeiro episódio do Rotas&Futuros traz como tema a transformação digital. Os próximos episódios abordarão os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); a importância de se ter uma liderança facilitadora nas organizações; e a inovação e o design thinking no setor público.

Para o secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinicius Alves Ribeiro, a iniciativa reforça o compromisso da Escola em ser uma instituição de fomento à reflexão e de promoção de uma cultura de inovação no âmbito do Ministério Público da União. “Este é um momento de transformação e aprendizado das organizações em todo o mundo. Com o podcast, queremos dividir um pouco do que estamos vivendo nesta jornada, levando um conteúdo de interesse do nosso público num formato acessível. Além disso, alguns dos episódios serão uma espécie de resumo dos cursos que estamos oferecendo no Programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, como uma forma de incentivar o engajamento do MP rumo ao futuro”, destacou.

Transformação digital – O primeiro episódio teve como convidado o professor Anderson Costa, que atualmente integra a equipe da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. A líder de Estratégia e Inovação da ESMPU, Ligia Maria Lopes Reis, e a coordenadora do InovaEscola, Diana dos Santos, conduziram o bate-papo.

“A transformação digital, na verdade, é a transformação das pessoas. O digital é apenas o meio. O foco é nas pessoas, nos usuários”, explica Costa, que tem como principal desafio apoiar a transformação digital no Governo Federal. O convidado também falou da Estratégia de Governo Digital (EGD), cujo objetivo é oferecer 100% dos serviços em meio digital até 2022, sem eliminar os outros meios. Ele reforçou a importância de se trabalhar primeiro pessoas e culturas e depois a tecnologia. Ficou interessado pelo tema? Em breve, o InovaEscola vai oferecer um curso sobre esse assunto com o professor Anderson Costa.

Siga o podcast Rotas&Futuros no Spotify e ative a opção de receber alertas a cada novo episódio.

Clique e ouça aqui.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300