Seminário debate questões de gênero e étnico-raciais nas escolas dos Ministérios Públicos

Atividade será realizada em 29 e 30 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. Inscrições até 21 de novembro
publicado: 13/11/2018 15h00 última modificação: 13/11/2018 15h00

Gestoras, gestores e integrantes das equipes das escolas e dos centros de aperfeiçoamento funcional dos Ministérios Públicos brasileiros e da Unidade de Capacitação do Ministério Público participarão, nos dias 29 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro-RJ, do Seminário “Como pensar as questões de gênero e étnico-racial nas escolas dos Ministérios Públicos?”.

A atividade debaterá a abordagem das questões de gênero e étnico-raciais no processo formativo de ensino, pesquisa e extensão, nas atividades pedagógicas e nos programas permanentes das escolas e dos centros de aperfeiçoamento do MP.

Na programação do primeiro dia do seminário estão previstas três palestras. Os dados das desigualdades de gênero e étnico-raciais no Ministério Público brasileiro serão apresentados pela coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF, a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko. Em seguida, a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Marcia Nina Bernardes apresentará os marcos normativos para enfretamento da desigualdade. A última palestra do dia será ministrada pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna e pelo procurador regional da República Paulo Gilberto Cogo Leivas, que apresentarão as categorias conceituais das desigualdades de gênero e étnico-raciais.

Na manhã do dia 30 de novembro, às 9h, o colóquio sobre profissões jurídicas, gênero e divisão social do trabalho contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, da professora e doutora em Direito Patrícia Bertolin e do doutor em sociologia Luiz Augusto Campos. Os debates terão a participação do procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, da subprocuradora-geral da República Ela Wiecko e da diretora da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP), Ana Tereza Silva de Freitas.

A tarde do segundo dia será reservada para oficinas e para a plenária final, realizada às 16h. A programação será encerrada com lançamento de livros.

Veja a programação completa.

Vagas – Estão disponíveis 25 vagas para membras e membros do MPU que atuam no Rio de Janeiro e 15 vagas para membras e membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 21 de novembro, pelo link “Inscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatas e candidatos em período de férias ou de licença.

Acesse o edital para obter mais informações sobre a atividade.

Edital de reabertura das inscrições