Seminário discute lavagem de dinheiro e terrorismo

A iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com a ESMPU, vai até 9 de novembro. São mais de 50 participantes, entre procuradores da República, juízes e delegados federais e advogados da União.
publicado: 06/11/2007 16h18 última modificação: 31/03/2017 17h22

Acontece na ESMPU, até o dia 9 de novembro, o seminário Técnicas investigativas, análise de dados e gerenciamento de casos para combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, em parceria com a Escola, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com o Instituto de Pesquisas das Nações Unidas sobre Crime Inter-regional (Unicri) e com a organização Basel Institute on Governance.

No total, 54 pessoas participam do encontro, incluindo procuradores da República, juízes federais e estaduais, advogados da união, delegados federais, procuradores da fazenda e servidores de órgãos que atuam no combate à lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos. Até sexta-feira, serão abordados temas como a quebra de sigilo legal no exterior, as relações entre lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e terrorismo, as operações financeiras estruturadas, técnicas de investigação e análise de dados. A programação inclui estudos de caso concretos, e os palestrantes convidados são pessoas que atuam no combate à lavagem em diversos países, como Colômbia e Estados Unidos, por exemplo. A idéia é promover a discussão de casos concretos.

“O curso não foi idealizado para discutirmos teoria, e sim para analisarmos casos e trocarmos experiências capazes de melhorar nossas práticas de investigação e produção de provas”, disse o palestrante Tom Lashid, do Basel Institute, durante a cerimônia de abertura, realizada ontem na Escola. Além dele, participaram da solenidade o diretor-geral da ESMPU, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, o ministro do STJ Gilson Dipp, a diretora do DRCI-MJ, Maria Rosa Loula, e o representante do Unicri, Duccio Mazarese.

Para Rodrigo Janot, “os resultados dos debates certamente serão de grande utilidade para o aprimoramento profissional dos participantes”. O ministro Gilson Dipp lembrou a importância de se combater a lavagem de dinheiro. “Esse tipo de crime afeta diretamente a estrutura política, social e econômica dos países envolvidos”. Segundo ele, a troca de experiências entre países é fundamental para se atingir melhores resultados no combate à lavagem e aos crimes relacionados ou financiados com esses recursos.