Seminário em Brasília discutirá os tipos de associação criminosa

Estudiosos do direito debaterão, entre outros temas, antecedentes históricos, formas especiais de aparecimento dos crimes e problemas no âmbito de aplicação espacial e temporal. ESMPU oferece 50 vagas a membros do MPF, do MPM e do MPDFT. Inscrições seguem até 4 de setembro, às 12h.
publicado: 22/08/2014 18h56 última modificação: 31/03/2017 17h20

Nos dias 22 e 23 de setembro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará em Brasília o Seminário “Crimes Associativos”. O objetivo é discutir aspectos teórico-doutrinários e dogmáticos dos tipos de associação criminosa, especialmente ante as inovações trazidas pelas Leis n. 12.720/2012, 12.694/2012 e 12.850/2013.

A Escola oferece 50 vagas, sendo 40 para membros do MPF, cinco para membros do MPM e cinco para membros do MPDFT, que poderão se inscrever até as 12h do dia 4 de setembro, no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Haverá custeio de participação para até 28 membros do MPF e dois membros do MPM lotados fora da capital federal.

Programação – Durante o seminário, estudiosos do direito debaterão em três palestras as principais questões relacionadas aos crimes associativos. Jesús-María Silva Sánchez, professor catedrático da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona – Espanha, abordará os antecedentes históricos dos tipos associativos, os bens jurídicos e os sentidos político-criminais dos tipos de ilícito e os tipos objetivos, com destaque para os elementos comuns e as modalidades de ação.

Professor catedrático da Universidade Autônoma de Madri – Espanha, Manuel Cancio Meliá discutirá os tipos subjetivos, a consciência do ilícito, as formas especiais de aparecimento dos crimes, enfatizando a coparticipação, a tentativa, a desistência e o concurso.

Na última parte da atividade, o procurador regional da República Artur Gueiros e o advogado José Carlos Porciúncula falarão sobre os problemas no âmbito de aplicação espacial e temporal. A carga horária total é de 12 horas-aula.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação do seminário.