Notícias

Seminário internacional no Rio de Janeiro debate desafios do Judiciário e do Ministério Público

Evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro e terá a participação de especialistas do Brasil e da Itália. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de novembro
publicado: 06/08/2019 13h12 última modificação: 09/08/2019 15h01

Especialistas brasileiros e italianos vão debater, nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), os desafios do Poder Judiciário e do Ministério Público no século XXI. Sob a luz da legislação brasileira e italiana, o seminário internacional pretende discutir questões teóricas e prática. Os organizadores esperam contar com a participação de membros(as) e servidores(as) do MPU, advogados, juízes federais e estaduais, estudantes, professores e demais interessados na temática.

O evento é gratuito e a participação dará direito a certificado. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 4 de novembro. Inscreva-se. (confira o passo a passo para se cadastrar e se inscrever)

Durante os dois dias, serão realizados seis painéis, nos quais serão abordadas questões comparativas dos sistemas judiciários; produção antecipada de prova e novidades na prova pericial; boa-fé processual no direito italiano; e processos estruturantes e o papel do Ministério Público. Entre os nomes já confirmados estão Giorgio Costantino, professor da Università degli Studi Roma Tre; Marco de Cristofaro, professor da Università degli Studi di Padova; Alexandre Câmara, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ); e Trícia Navarro Xavier Cabral, juíza de Direito. Veja a programação completa. 

O seminário é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), o Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, com apoio da Binato de Castro Advogados.   

Atividade: Seminário Internacional “Os desafios do Judiciário e do Ministério Público no séc. XXI: diálogos entre Brasil e Itália”
Data: 28 e 29 de novembro
Inscrição: até 4 de novembro
Local:  Auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (localizado na Av. Nilo Peçanha, Nº 31, Centro - Rio de Janeiro/RJ)
Vagas: 120
Custeio: NÃO haverá custeio de hospedagem, alimentação e transporte 

Mais informações podem ser obtidas no edital.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300