Servidores do MPU já podem se inscrever em treinamento sobre Português Jurídico

publicado: 25/01/2018 14h29 última modificação: 25/01/2018 14h29
Ilustração

Os servidores do MPU já podem se inscrever no curso a distância “Português Jurídico”, que acontece de 14 de março a 27 de abril, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Estão sendo oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM.

O treinamento busca possibilitar aos participantes o desenvolvimento e o aprimoramento de suas capacidades de produção de textos jurídicos em linguagem clara, coerente e coesa, conforme a norma padrão da língua portuguesa e com a forma e a estrutura adequadas. Além disso, pretende viabilizar que a leitura dos textos jurídicos seja mais célere, percebendo as mensagens nas entrelinhas, pressupostos e subentendidos.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 7 de fevereiro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas-aula, o plano de aula prevê a abordagem dos seguintes temas, dentre outros: importância da linguagem na atividade jurídica; vocabulário jurídico; níveis de linguagem; clareza e concisão; formalidade e impessoalidade; objetividade; simplicidade e uniformidade; texto jurídico narrativo e argumentativo; linguagem jurídica: normalizações e padronizações; elementos normativos; pontuação; pronomes de tratamento; fechos para comunicações; data, horas, siglas, abreviatura e símbolos; citação e referência; numerais: cardinais e ordinais; referência a folhas; tabelas e anexos; expressões e vocabulário; Novo Acordo Ortográfico; texto jurídico e aspectos gramaticais.

Os participantes devem ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber o certificado é necessário ter 85% de frequência.

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital.

Plano de aula