Notícias

Servidores do MPU já podem se inscrever no curso a distância Gestão de Processos

Objetivo é capacitar os participantes na análise de rotinas e na operacionalização do ciclo de melhoria contínua dos processos de trabalho. Inscrição até 24 de julho
publicado: 14/07/2017 17h00 última modificação: 14/07/2017 17h01
Ilustração

Ilustração

Servidores do MPU já podem se inscrever no curso a distância “Gestão de Processos”, que acontece de 30 de agosto a 11 de outubro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Objetivo é capacitar os participantes na análise de rotinas e na operacionalização do ciclo de melhoria contínua dos processos de trabalho. 

Estão sendo oferecidas 44 vagas para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. Interessados podem se inscrever até as 12h do dia 24 de julho, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrições e Resultados”. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Com 60 horas-aula, o conteúdo do curso vai abordar, dentre outros assuntos: conceitos de gestão de processos (definição, categorias, hierarquia, elementos, gestão, ciclo PDCA, BPM, guia CBOK, arquitetura de processos escritório de processos); técnicas de análise de processos (canvas de processos, matriz de análise de processos – SIPOC,  benchmarking, grupos de trabalho, entrevista estruturada, ferramenta 5W2H, ferramentas da qualidade); modelo de governança; diretrizes para o gerenciamento; metodologia de melhoria de processos; escritório de processos; notação de modelagem; documentando processos de trabalho; importância de se documentar; taxonomia e boas práticas; inserindo descrições no Bizagi; construindo um manual de normas e procedimentos; e exemplo prático de construção de manual de processos. 

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. O certificado será entregue àqueles que tiverem frequência mínima de 85% nas atividades. 

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital. 

Edital na íntegra
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300