Servidores e estagiários já podem se inscrever em curso autoinstrucional de português jurídico

O curso acontece de 19 de novembro a 14 de dezembro; inscrições até 12 de novembro
publicado: 15/10/2018 15h27 última modificação: 15/10/2018 16h46
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso “Português Jurídico”, na modalidade a distância autoinstrucional. As vagas são destinadas para servidores e estagiários do MPU.  O curso será realizado de 19 de novembro a 14 de dezembro, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU.

O curso tem 30 horas-aula e aborda os seguintes assuntos: a importância da linguagem na atividade jurídica; vocabulário jurídico; níveis de linguagem; clareza;  concisão; formalidade e impessoalidade; objetividade; simplicidade e uniformidade; texto jurídico narrativo; texto jurídico argumentativo; normalizações e padronizações (elementos normativos; pontuação em elementos normativos; pronomes de tratamento; fechos para comunicações; data; horas; siglas; abreviatura; símbolos; citação; referência; referência de textos jurídicos; documento jurídico em meio eletrônico; expressões latinas em referências e citações; numerais: cardinais e ordinais em algarismos; algarismos romanos; itálico e negrito; referência a folhas; tabelas; anexos); simplicidade e uniformidade; texto jurídico narrativo; texto jurídico argumentativo; linguagem jurídica (expressões e vocabulário); novo acordo ortográfico (apresentação; novo alfabeto; nomes

próprios e estrangeiros; consoantes mudas; trema; acentuação gráfica; regra das oxítonas; regra das paroxítonas e proparoxítonas;  dupla grafia;  acento diferencial; regra do ditongo e hiato;  uso de minúscula; uso de maiúscula); novo acordo ortográfico (modificações na utilização do hífen; não se usa hífen; apóstrofo; divisão silábica; do h inicial e final; da homofonia de certos grafemas consonânticos; das sequências consonânticas; das vogais átonas; dos ditongos); texto jurídico; aspectos gramaticais.

Serão oferecidas vagas a todos os inscritos que confirmarem inscrição. Os candidatos podem se inscrever até às 12h do dia 12 de novembro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

Para participar é necessário ter disponibilidade de no mínimo 10 horas semanais de dedicação e participação nas atividades, facilidade de acesso a computadores e acesso à banda larga, além de conhecimentos básicos de Internet.

Receberão certificado os participantes que obtiverem participação mínima de 85% nas atividades.