Servidores já podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento GFIP

Objetivo é esclarecer o que é e como deve ser utilizada a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). Inscrição até 10 de abril
publicado: 31/03/2017 14h51 última modificação: 01/06/2017 12h32

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “GFIP”, na modalidade de educação a distância. Objetivo é esclarecer o que é e como deve ser utilizada a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).

A atividade acontece de 15 de maio a 23 de junho no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Os interessados podem se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrições”, até as 12h do dia 10 de abril.

Estão sendo oferecidas 100 vagas: 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção é por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Conteúdo - Entre os temas estudados no curso de 60 horas-aula estão acesso e forma de instalação da GFIP; conceitos necessários à compreensão da GFIP e do SEFIP; tipos de segurados e conceitos e características do salário de contribuição; conceitos e principais aspectos do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS); finalidade, obrigatoriedade e infrações relacionadas a GFIP; campos da GFIP relacionados à folha de pagamento, ao 13º salário, aos casos especiais, às reclamação trabalhista e ao dissídio coletivo; e consequências de erros de preenchimento dos campos e/ou atrasos no envio.

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à Internet banda larga; e conhecimentos básicos de Internet. Será emitido certificado para aquele que obtiver frequência mínima de 85% nas atividades.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra
Plano de aula