Simpósio debate a imagem do MPU e o diálogo com a sociedade por meio da mídia

Com membros e assessores de comunicação de todo o país, o simpósio sensibilizou os participantes para o aperfeiçoamento da área no Ministério Público. A atividade iniciou as comemorações dos 10 anos da ESMPU.
publicado: 18/04/2008 17h45 última modificação: 31/03/2017 17h30

Terminou ontem (17) o simpósio MPU e sociedade: a comunicação pública como facilitadora do diálogo. Membros e assessores dos quatro ramos, de todo o país, discutiram comunicação como área estratégica para a imagem do Ministério Público e para a transparência perante a população. A atividade iniciou uma série de iniciativas para celebrar os 10 anos da Escola Superior do MPU (ESMPU) e foi apoiada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

“A ESMPU, juntamente com a ANPR, percebeu a necessidade de fortalecer a comunicação para dialogarmos com a imprensa e, conseqüentemente, com o cidadão”, disse o diretor-geral da Escola, Rodrigo Janot.

Os procuradores-gerais dos quatro ramos estiveram presentes. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, ressaltou a importância do simpósio: “Os temas versados nas conferências revelam sua importância na qualificação e aprimoramento dos servidores da área de comunicação” (veja aqui a íntegra do discurso).

Entre os palestrantes, estavam profissionais de comunicação com experiência nos setores público e privado, que também responderam a perguntas dos participantes. O jornalista Alexandre Garcia mostrou a percepção que a sociedade tem do MPU. “Vocês são nossos heróis”, afirmou. Garcia alertou os participantes quanto ao desconhecimento de repórteres sobre os termos jurídicos e a estrutura da esfera pública: “É importante orientá-los”.

João José Forni, jornalista e professor universitário, deu seqüência aos trabalhos. “Comunicação não pode ficar em segundo plano”, ponderou. Para Forni, a presença da assessoria na cúpula das instituições é essencial: “Os assessores têm que dialogar diretamente com a chefia”. A jornalista Cláudia Lemos, que foi chefe da Secretaria de Comunicação da PGR, enfatizou a relação assessor-assessorado, em que o primeiro está “preparado para defender” o segundo.

O encerramento de palestras ficou por conta do secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ottoni Fernandes Jr. “Prestar contas à sociedade é um dever do Estado”, colocou. “Portanto, valorizar a comunicação significa melhoria para o serviço público”.

O participante e assessor da Procuradoria da República no Rio de Janeiro Mário Granjeia destacou o envolvimento de membros e assessores no simpósio: “Se apenas um dos lados fosse envolvido, não seria tão eficaz”.

No calendário de atividades comemorativas dos 10 anos da ESMPU estão previstos ainda uma conferência de direito internacional, feita com a universidade alemã de Bochum, um prêmio de jornalismo universitário e um congresso comemorativo em outubro.