Simpósio em Porto Alegre (RS) discute Direito Probatório com a presença de renomados juristas nacionais e estrangeiros

Mais de 200 pessoas participaram de evento. O vídeo completo do evento está disponível na TVMPF
publicado: 08/04/2019 13h06 última modificação: 08/04/2019 13h06
ASCOM/PRR4

Ter contato direto com o conhecimento trazido por renomados juristas nacionais e internacionais e refletir sobre grandes questões de direito constitucional enfrentadas pelo Ministério Público e pela comunidade jurídica no Brasil. Com essas palavras, o procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), Marcelo Veiga Beckhausen, definiu o simpósio internacional “Temas contemporâneos de Direito Probatório”, realizado nesta sexta-feira (5), em Porto Alegre (RS).O vídeo completo do evento está disponível na TVMPF.

Mais de 200 pessoas entre membros, servidores, estagiários do Ministério Público e do Judiciário, além de estudantes de Direito, lotaram o auditório da PRR4 Região, uma das unidades do Ministério Público Federal na capital gaúcha, para acompanhar as palestras. O objetivo era despertar interesse na avaliação mais arrojada da matéria probatória no processo, a partir da dogmática italiana e espanhola, e desenvolver uma visão atualizada com foco na análise da prova nos processos penal e civil. “Este é um evento de grande qualidade e importância para todos nós. Ao interagirmos com o conhecimento qualificado dos palestrantes, aprimoramos nossas atividades, sejam as mais cotidianas ou as mais desafiadoras com as quais todos nos deparamos atualmente”, afirmou Beckhausen.

O simpósio abordou temas como a lógica no raciocínio probatório; ônus, presunções e standarts probatórios na motivação das decisões do fato e epistemologia e valoração probatória. As temáticas foram debatidas em quatro mesas com a presença dos professores Michele Taruffo, da Universidade de Pavia, na Itália; Jordi Ferrer Beltran, da Universidade de Girona, na Espanha; Gustavo Badaró, da Universidade de São Paulo; e Daniel Mitidiero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A atividade foi realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, com a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul e com a PRR4. Contou ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O próximo evento da ESMPU em Porto Alegre ocorre em 9 de maio, também na PRR4: o Simpósio “Futuro do Trabalho: os Efeitos da Revolução Digital na Sociedade - Turma IV”.