Notícias

Simpósio marca 20 anos do Ministério Público Federal na justiça de transição

Evento acontece em São Paulo, no dia 22 de fevereiro, e inclui o lançamento do site “Justiça de Transição”. Inscrição até 13 de fevereiro
publicado: 29/01/2019 13h50 última modificação: 01/02/2019 13h13

No dia 22 de fevereiro, o Centro de Apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em São Paulo receberá o simpósio “20 Anos de Ministério Público Federal na Justiça de Transição”. Durante o evento, será lançado o site “Justiça de Transição”, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF). O simpósio é uma realização da Escola Superior em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com as Câmaras de Coordenação e Revisão Criminal (2CCR) e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do MPF e com a Procuradoria da República em São Paulo (PR/SP). 

Na programação estão previstas discussões sobre o papel do MPF na justiça de transição, com panorama das atividades ao longo dos últimos 20 anos, e abordagem de tópicos como a reparação dos direitos dos povos indígenas e os desafios compartilhados de revelação da memória e da verdade. O evento terá ainda a conferência “Justiça de transição e os desafios pendentes para a democracia no Brasil”, com a participação do professor de história da Brown University (EUA) e coordenador do projeto Opening the Archives, James N. Green. Veja a programação completa 

Participarão da abertura da atividade o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Criminal do MPF, Luiza Frischeisen, o coordenador da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Antonio Carlos Bigonha, além do diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, e do procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Thiago Nobre.

Inscrições - Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 13 de fevereiro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br.

 

Serviço

Simpósio “20 Anos de Ministério Público Federal na Justiça de Transição”

Data: 22 de fevereiro

Inscrição: até as 12h do dia 13 de fevereiro

Local: Procuradoria da República em São Paulo - R. Frei Caneca, 1360 - Consolação, São Paulo-SP

Vagas: 33 para membros do MPU, 33 para servidores do MPU e 32 para público externo

Custeio: NÃO haverá custeio

 

Mais informações no edital.  

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300