Notícias

Abertas inscrições para curso sobre atuação no combate às fraudes nas relações de trabalho

Com inscrições abertas até 1º de outubro, atividade é dirigida a membros e servidores do MPT e MPF
publicado: 20/09/2018 15h53 última modificação: 20/09/2018 16h01
Ilustração

Ilustração

Estão abertas as inscrições do curso “Técnicas de investigação e estratégias de atuação no combate às fraudes nas relações de trabalho”, com vagas para membros e servidores do MPF e MPT. Oferecido na modalidade “EaD interativo”, o curso é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O treinamento acontece de 5 de novembro a 10 de dezembro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.

A atividade pretende fornecer mecanismos claros e seguros, para que o membros e servidores tenham opções corretas para encaminhar a investigação, a fim de aferir se a relação é fraudulenta ou não, identificando as perguntas que devem ser feitas às testemunhas, bem como as diligências que merecem realização e os documentos que demonstrarão a veracidade da situação de fato.

São ofertadas 46 vagas para o MPT (28 para membros e 18 para servidores) e 4 vagas para o MPF (duas para membros e duas para servidores). A seleção é feita por sorteio eletrônico.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 1° de outubro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 20 hora-aula, o conteúdo programático vai abordar, dentre outros aspectos: visão geral da fraude, sob o ponto de vista teórico-jurídico; roteiro para o planejamento e técnicas de inspeção; e casos práticos de inspeções de combate à fraude à relação de emprego.

As capacitadoras serão Vanessa Patriota, procuradora do Trabalho e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco(2005), e Maria Cristina Serrano Barbosa, especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Boa Viagem (PE), e auditora Fiscal do Trabalho aposentada.

Para participar é preciso disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Mais informações sobre o curso pelo edital.

Edital   
Plano de aula

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300