Tesouro gerencial é tema de curso a distância

Com 100 vagas, atividade é voltada para servidores do MPU. Interessados podem se inscrever até 20 de abril.
publicado: 11/04/2016 18h02 última modificação: 31/03/2017 17h20

Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Tesouro Gerencial, voltado para servidores do MPU. Atividade será realizada de 23 de maio a 4 de julho no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Os interessados poderão se inscrever no curso até as 12h do dia 20 de abril pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

O objetivo do curso é capacitar os servidores para atuar como usuários do Tesouro Gerencial. Serão abordados os procedimentos para a criação de relatórios e documentos que evidenciem as informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das unidades gestoras do Ministério Público da União, existentes na base de dados do SIAFI.

Estão sendo oferecidas 100 vagas: 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação daqueles que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar: estrutura da base de dados; principais tipos de objetos; acesso ao sistema; navegação pelo Tesouro Gerencial; atribuições do operador; execução do relatório de bancada; exportação de relatórios e utilização da lista de histórico; dinamização dos resultados do relatório; criação de relatório a partir do relatório em branco; elaboração de filtro, grupo personalizado e prompt; consulta ao atributo item de informação; compreensão dos códigos de exceção; criação de relatório com uso de um modelo; editor de documentos; criação de documento totalmente novo e com o uso de um modelo; elaboração de dashboard.

Para participar é preciso ter senha de acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), com perfil TESCONGER; disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação e participação nas atividades; acesso à rede banda larga; e conhecimentos básicos de Internet. Para receber certificado é preciso 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra.