Trabalho portuário é tema de curso em Recife (PE)

Promovida entre os dias 19 e 21 de novembro, atividade acadêmica estudará normas e conceitos aplicáveis ao trabalho nos portos brasileiros, além de técnicas de fiscalização. ESMPU oferece 30 vagas exclusivas para membros do MPT, que poderão inscrever-se até 30 de outubro.
publicado: 16/10/2012 21h37 última modificação: 31/03/2017 17h21

A capital pernambucana receberá entre os dias 19 e 21 de novembro o Curso de Aperfeiçoamento “Método de Operação do Trabalho Portuário e Aquaviário”. Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade acadêmica visa auxiliar os participantes na verificação da existência de fraudes nas relações de trabalho portuário, bem como no aprimoramento das técnicas de fiscalização e operações por meio das forças-tarefas.

O curso oferece 30 vagas exclusivas para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderão inscrever-se até as 12h do dia 30 de outubro pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, opção “Inscrições”. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação aos participantes lotados fora de Recife (PE).

Com 16 horas de duração, o treinamento estudará conceitos e normas aplicáveis à atividade portuária, destacando os impactos na realidade dos portos brasileiros da Convenção n. 137 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata das repercussões sociais dos novos métodos de manipulação de cargas. A programação contará ainda com discussão sobre os principais pontos de atuação do MPT em relação ao trabalho aquaviário. No final do curso, os participantes farão visita técnica ao Terminal de Contêineres do Porto de Suape.

As aulas serão ministradas pelos procuradores do Trabalho Augusto Meirinho, Gláucio Oliveira e Maurício de Melo e pelo subprocurador-geral do Trabalho Ronaldo Fleury. A ESMPU emitirá certificado para quem obtiver 75% de frequência mínima na atividade.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo.