Última publicação de 2021 aborda aprendizagem profissional para adolescentes em conflito com a lei

E-book publicado pela ESMPU é fruto da tese de doutorado da procuradora regional do Trabalho no Mato Grosso do Sul Simone Beatriz Assis de Rezende
publicado: 14/12/2021 14h10 última modificação: 14/12/2021 15h11
Ilustração

O lançamento da última publicação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em 2021 traz como título “Aprendizagem profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: desenvolvimento humano e reintegração social”, de autoria da procuradora regional do Trabalho no Mato Grosso do Sul Simone Beatriz Assis de Rezende. Fruto de sua tese de doutorado, o livro aponta a profissionalização desse grupo como caminho possível para uma sociedade livre, justa e solidária. O download do e-book pode ser feito no site da ESMPU. Clique aqui para baixar.

“Na sua pesquisa, Simone dá voz a inúmeros adolescentes, buscando conhecer a realidade de cada um e também suas expectativas em relação a seu futuro. Com sensibilidade humanista, Simone se coloca no lugar desses adolescentes, para vivenciar os seus dramas, no intuito de buscar caminhos viáveis rumo à socialização e ao desenvolvimento. Esses caminhos necessariamente passam pela valorização da profissionalização e do trabalho digno. As expectativas de futuro dos adolescentes estão necessariamente ligadas a ter um trabalho”, escreveu no prefácio o acadêmico e subprocurador-geral do Trabalho aposentado Ricardo José Macedo de Britto Pereira.

O trabalho utilizou-se de pesquisa qualiquantitativa, com base no método de pesquisa hipotético-dedutivo, de abordagem sistêmica e a partir da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento, de Urie Bronfenbrenner. A obra está dividida em quatro capítulos: “Desenvolvimento humano e proteção integral das crianças e dos adolescentes”; “Aprendizagem profissional e promoção dos direitos dos adolescentes”; “Percurso metodológico da pesquisa”; e “A voz do aprendiz adolescente em cumprimento de medida socioeducativa com restrição de liberdade e do egresso”.

“O adolescente possui vulnerabilidades singulares em seu processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, possui forças excepcionais que desaparecem ao entrar na idade adulta. A adolescência traz mudanças no desenvolvimento físico e emocional, na construção da personalidade e na descoberta de si mesmo e, ainda, uma plasticidade ímpar, que repercutem positivamente nos resultados da reparação tanto de problemas afetivos quanto de aprendizagem”, explicou a autora.

Anjos III – A capa da publicação apresenta a tela da artista plástica Rosane Bonamigo, que autorizou o uso pela ESMPU. A obra, de 90 x 100cm, pintada com a técnica AST (acrílico sobre tela), em 2011, intitula-se Anjos III. “Nela vislumbro crianças e adolescentes – vidas desabrochando, tal como flores, antes confinadas em vasos. Velando por elas estão os adultos, pessoas que trabalham no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, descreveu Rezende ao explicar a escolha da tela para ilustrar a publicação.

Para acessar a íntegra da publicação, clique aqui.