Notícias

Webinar discute construção de políticas públicas de prevenção ao feminicídio

Seminário virtual será realizado no dia 5 de novembro, às 9h, pelo canal da ESMPU no YouTube
publicado: 28/10/2020 15h53 última modificação: 29/10/2020 12h00

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 9h, o webinar "Fatores de risco presentes em casos de feminicídio consumado no Distrito Federal em 2016 e 2017: indicativos para construção de políticas públicas de prevenção”. A transmissão do seminário será feita pelo canal da ESMPU no YouTube, e as inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 4 de novembro. Inscreva-se.

A atividade, que reúne especialistas da área, discutirá os resultados obtidos da pesquisa científica “Feminicídios no Distrito Federal 2016-2017”. O diagnóstico considerou os processos judiciais de feminicídio e os registros de saúde na região, além de terem sido realizadas entrevistas com familiares, a fim de compreender como o Poder Executivo e o Sistema de Justiça podem se aperfeiçoar para enfrentar a violência de gênero e as mortes de mulheres. Além disso, a programação prevê um espaço de debate sobre a construção de políticas públicas de prevenção ao feminicídio.

O seminário é destinado a membros e servidores do Ministério Público, além de interessados no tema. As inscrições são gratuitas e todos os que confirmarem a inscrição terão a vaga garantida.

A orientação pedagógica da atividade é do promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Thiago Pierobom de Ávila, que também mediará o evento. Participam do webinar a promotora de Justiça do MPDFT Mariana Fernandes Távora; as especialistas e servidoras do MPDFT Thais Magalhães Santiago e Cátia Betânia Chagas; a médica da Secretaria de Saúde do DF Andrea de Zappa Passeto; as psicólogas Marcela Novais Medeiros e Elaine Novaes Vieira; a professora e pesquisadora Débora Diniz Rodrigues; e a socióloga Wania Pasinato.

Mais informações no edital e no projeto pedagógico.

Atividade: Webinar “Fatores de risco presentes em casos de feminicídio consumado no Distrito Federal em 2016 e 2017: indicativos para construção de políticas públicas de prevenção”
Inscrição: até as 12h do dia 4 de novembro
Data de realização: 5 de novembro, às 9h
Ambiente de realização: canal da ESMPU no YouTube

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300