Em torno do sistema brasileiro de integridade nacional: princípios e valores como parte da atividade diária da Administração Pública

Autor: Daisy de Asper y Valdés - Subprocuradora-Geral da República aposentada, pós-doutora em Administração Pública, pesquisadora plena da Universidade de Brasília (UnB/Ceam/Neorg). Desenvolveu a presente pesquisa de pós-doutorado como professora visitante da Escola de Política, Planejamento e Desenvolvimento da Universidade do Sul da Califórnia (USC/SPPD), nos Estados Unidos (setembro de 2006 a dezembro de 2007).
Sumário: 1 Introdução. 1.1 Quais são os princípios e valores mais importantes? 1.2 Definição dos princípios e valores utilizada no questionário. 1.3 Histórico. 1.4 Os cinco valores mais importantes da Administração Pública de modo geral, na sua unidade, no âmbito local e no setor privado. 1.5 Os valores mais negligenciados na Administração Pública. 1.6 Mudança de valores na Administração Pública. 2 Discussões acerca dos princípios da ética no serviço público. 3 Procedimentos e situações eticamente problemáticas. 4 Transparência e abertura da Administração Pública. 5 Gestão e desenvolvimento de pessoal. 6 Estado atual e futuro da ética no serviço público. 7 Conclusão.
PDF document icon BC_026_Art07.pdf — PDF document, 929 KB (952085 bytes)
[ voltar ]