Abertas inscrições para quatro turmas do curso “Combate à Lavagem de Dinheiro”

Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, ESMPU realizará treinamentos nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Cada turma oferece 10 vagas exclusivas para membros do MPF. Inscrições seguem até 6 de setembro.
publicado: 31/08/2011 16h43 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, realizará no mês de setembro quatro turmas do Curso de Aperfeiçoamento “Combate à Lavagem de Dinheiro”. A proposta do treinamento é compartilhar técnicas e experiências do Brasil e dos EUA relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro, bem como proporcionar interação entre instituições que atuam na identificação desse tipo de crime.

As turmas terão formatação e programação idênticas e serão promovidas nas seguintes cidades e datas:

• Turma 1: Goiânia (GO) - 12 e 13 de setembro;

• Turma 2: Brasília (DF) - 15 e 16 de setembro;

• Turma 3: Rio de Janeiro (RJ) - 19 e 20 de setembro; e

• Turma 4: São Paulo (SP) - 22 e 23 de setembro.

Cada turma oferece 10 vagas exclusivas para membros do Ministério Público Federal (MPF). Os candidatos poderão inscrever-se em mais de uma opção, devendo, porém, confirmar a matrícula em apenas uma delas.

As inscrições seguem até as 18h do dia 6 de setembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação aos participantes lotados fora da cidade de realização do curso.

Programação – Com 16 horas de duração, a atividade reunirá agentes públicos brasileiros e norte-americanos vinculados a instituições que atuam no combate à lavagem de dinheiro e aos crimes a ela relacionados. Além dos membros do MPF, participam das turmas representantes da Justiça Federal, do Departamento de Polícia Federal, da Secretaria da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e do Ministério Público e da Justiça dos estados que sediarão o curso. Esses participantes serão indicados pelas respectivas instituições.

A programação incluirá aulas sobre fundamentos da lavagem de dinheiro, cooperação internacional, evolução das ameaças em fronteiras, padrões internacionais antilavagem e temas específicos como o financiamento do terrorismo, os sistemas alternativos de remessa e o panorama doméstico da lavagem de dinheiro. Além das exposições teóricas, haverá estudos de casos relacionados aos assuntos discutidos. Participantes com 75% de frequência mínima no curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.