CNMP e ESMPU iniciam tratativas para projeto de diagnóstico de sistema de dados do MP brasileiro

Iniciativa do CNMP pretende utilizar a expertise do InovaEscola
publicado: 19/11/2021 12h08 última modificação: 19/11/2021 12h42
Foto: Divulgação/ESMPU

O caminho do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – começou há pouco mais de um ano com a proposta de fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no MP. Nesta quinta-feira (18), o secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, apresentou ao conselheiro do CNMP Moacyr Rey o trabalho da unidade, que será parceira do projeto de diagnóstico de sistema de dados do MP brasileiro.

“Nascemos para contribuir com o desenvolvimento das competências do futuro do trabalho no setor público e, ainda, para preparar o MP para atender as complexidades e as mudanças de um mundo volátil, incerto, ansioso e não linear. Será uma alegria ser parceiro do CNMP nessa empreitada”, disse Ribeiro.

Resultados – Apesar do pouco tempo de estrada e de contar com uma equipe reduzida, o InovaEscola tem resultados sólidos para apresentar, reconhecidos inclusive pelo público externo: em outubro foi agraciado com o 3º Lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial na categoria “Laboratório de inovação”. Por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas, o InovaEscola tem trabalhado com o fim de desenvolver as competências necessárias para o MP do futuro. Até junho de 2021, quase 13 mil pessoas foram alcançadas pelas ações do laboratório, que também vai emprestar a sua expertise para a criação da Unidade Nacional de Capacitação, outra iniciativa do CNMP.

Para aprimorar a experiência dos usuários da ESMPU, o InovaEscola deu início em setembro à pesquisa de campo da investigação para levantar o design etnográfico da instituição. Também é do laboratório a iniciativa da Rede Nacional de Transformação Digital do MP, que promove a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática, e a implementação do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, responsável por viabilizar o desenvolvimento de forma modular, autônoma e individualizada.

Além disso, o InovaEscola  lançou o podcast Rotas&Futuros, um bate-papo quinzenal sobre inovação, macrotendências e desafios do mundo digital, disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify | Anchor | Deezer | Google Podcasts). O laboratório ainda realizou um estudo inédito em parceria com o Instituto Veredas: o 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP. A pesquisa investigou quem são e onde estão os atores e os patrocinadores das iniciativas relacionadas à inovação na instituição e quais são os principais incentivos e entraves sobre esse tema no âmbito do MP.