Congresso no Rio de Janeiro discute combate a crimes financeiros e transnacionais

A atividade é resultado de uma parceria entre a ESMPU e a Embaixada Americana. Há 27 vagas para membros do MPF, sendo uma para cada estado da federação e para o DF. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 24 de agosto.
publicado: 19/08/2009 15h09 última modificação: 31/03/2017 17h19
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Embaixada Americana promovem, entre os dias 5 e 9 de outubro, o Congresso sobre Crimes Financeiros e Transnacionais. A atividade será realizada no Rio de Janeiro e tem o objetivo de reunir procuradores e promotores, juízes, policiais e outros agentes públicos para discutir a eficácia dos mecanismos de combate aos crimes transnacionais. O treinamento também pretende estimular o diálogo e a troca de experiências entre autoridades brasileiras e americanas.

A programação inclui temas como legislação brasileira e americana sobre crimes financeiros, acordos internacionais, cooperação entre países, métodos mais eficazes de investigação, formas de atuação dos grupos financiados por atividades ilícitas, entre outros.

Há 27 vagas para membros do MPF não residentes no Rio de Janeiro, sendo uma para cada unidade da federação (estados e DF). As despesas desses participantes correm por conta da Embaixada Americana (passagens aéreas e transporte para o local do treinamento) e da ESMPU (hospedagem, café da manhã e jantar, além do deslocamento entre hotel e aeroporto). As vagas que não forem preenchidas poderão ser destinadas por sorteio a membros de outro estado.

O congresso acontecerá no auditório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (avenida Marechal Câmara, n. 370, Centro). As inscrições seguem até o dia 24 de agosto e podem ser feitas pela página da Escola na Internet (acesse aqui o formulário eletrônico). Mais informações estão disponíveis com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.