Notícias

Curso do Rotas de Aprendizagem em Inovação aborda design e pensamento de longo prazo no setor público

Atividade visa a criação coletiva e intencional de futuros positivos de impacto para a sociedade. Inscrições vão até 20 de maio
publicado: 12/05/2022 10h24 última modificação: 12/05/2022 18h01
ilustração

ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) está com as inscrições abertas, até as 12h de 20 de maio, para o curso de aperfeiçoamento "Práticas de futuro – design e pensamento de longo prazo no setor público". A atividade é destinada a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP e será realizada na modalidade EaD síncrona, por plataforma de videoconferência com acesso via Moodle, nos dias 3, 6, 10, 13, 20, 24, 27 de junho e 1º de julho, das 10h30 às 12h30. Inscreva-se.

Com 20 horas-aula, sendo 16 horas síncronas e 4 horas assíncronas, a capacitação tem como objetivo preparar os participantes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam às áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Essa prática é chamada de design de futuros.

Foram disponibilizadas 25 vagas. Das vagas destinadas ao MPF, 30% serão providas por indicação de servidores da Secretaria de Gestão Estratégica da Procuradoria-Geral da República (PGR/MPF). Os candidatos inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Terão preferência aqueles que atuam em matéria relacionada ao tema do curso e que não participaram de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. Para participar, é preciso ter disponibilidade de dedicação nas atividades propostas, acesso a computadores e conhecimentos básicos de internet.

A orientadora pedagógica é a assessora na Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP Hanna Iwamoto de Thuin. As capacitadoras são a designer transdisciplinar e facilitadora de processos criativos para inovação Laura Dusi e a especialista em design thinking e facilitação pela Echos Francisca Limberger. O certificado será emitido pela ESMPU para quem obtiver frequência mínima de 85% nas atividades. O link de confirmação de frequência no Moodle será disponibilizado 15 minutos antes do início de cada aula.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O curso faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo Laboratório de Transformação da ESMPU (InovaEscola), cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MP em temáticas relacionadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento "Práticas de futuro – design e pensamento de longo prazo no setor público"
Inscrição: até as 12h de 20 de maio (inscreva-se)
Período de realização: 3, 6, 10, 13, 20, 24, 27 de junho e 1º de julho, das 10h30 às 12h30
Modalidade: plataforma de videoconferência com acesso via Moodle
Vagas: 25

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300