ESMPU abre inscrição para especialização em Controle da Administração Pública

Voltada para membros e servidores do MPU, pós-graduação a distância ocorre de 7 de novembro de 2022 a 11 de maio de 2024. Inscrições vão até 14 de outubro
publicado: 12/09/2022 18h23 última modificação: 12/09/2022 18h39
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) está com as inscrições abertas para a especialização lato sensu “Controle da Administração Pública”, voltada para membros e servidores do MPU. A pós-graduação a distância será realizada no período de 7 de novembro de 2022 a 11 de maio de 2024. Os interessados podem se inscrever até 12h do dia 14 de outubro. Inscreva-se.

A especialização busca ampliar o conhecimento sobre as medidas de orientação e correção que um poder, um órgão ou uma autoridade exercem sobre a conduta funcional de outro. Com 360 horas-aula, o curso será dividido em duas fases. A primeira destina-se à realização das disciplinas e à elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso (TCC), no período de 7 de novembro de 2022 a 27 de abril de 2024, via ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. A segunda, para a defesa do TCC, vai de 30 de abril a 11 de maio de 2024.

Módulos – O curso é dividido em oito módulos. São eles: O controle como princípio fundamental; Organizações públicas, políticas associadas e o controle na legislação relativa a negócios públicos; Controle externo, interno, social da administração pública e controle de políticas públicas; A atuação dos órgãos de controle junto às empresas estatais: limites e peculiaridades; Metodologia Científica; Corrupção e compliance; Gestão financeira e orçamentária das organizações públicas; e Gestão pública contemporânea.

Requisitos – O candidato deve portar diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); ocupar cargo efetivo no MPU, ou estar investido em função ou cargo comissionado, há pelo menos dois anos, no respectivo ramo, ainda que sem vínculo efetivo com a Administração Pública Federal; ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação e participação nas atividades a distância; possuir conhecimento básico de uso da internet e do correio eletrônico, e acesso à internet banda larga para acompanhamento das atividades; e ser estável no MPU na data de publicação do edital.

Seleção – A seleção será feita por sorteio eletrônico, por meio do sistema de inscrição e seleção da ESMPU, para uma turma única, com um total de 50 vagas (35 para membros e 15 para servidores). Serão oferecidas 5 vagas adicionais para membros e servidores dos MPs estaduais indicados pelo Conselho Nacional do MP (CNMP). Terá prioridade o candidato que atuar na área temática correspondente à formação desejada. O candidato deve respeitar o interstício mínimo de dois anos para matricular-se em novo curso do programa de pós-graduação da ESMPU, a contar da data de encerramento do último curso.

Servidores beneficiados por programa de pós-graduação custeado pelo MPU somente poderão participar do processo seletivo caso, na data de publicação do edital, tiver transcorrido o prazo mínimo de cinco anos completos, contados da data de conclusão do curso de pós-graduação anterior. Fará jus à certificação o discente que obtiver nota mínima 6 em todas as disciplinas e no TCC.

Mais informações podem ser obtidas pelo edital, cronograma ou e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de especialização lato sensu “Controle da Administração Pública”
Inscrição: até 12h de 14 de outubro (inscreva-se)
Período de realização: 7 de novembro de 2022 a 11 de maio de 2024, via ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU
Vagas: 35 para membros e 15 para servidores do MPU e 5 vagas para os MPs estaduais