ESMPU abre inscrições para curso sobre Masculinidades e Sistema de Justiça

Atividade vai abordar aspectos teóricos e metodológicos da Lei Maria da Penha com ênfase nas leituras e expressões das masculinidades. Inscrição até 07 de agosto
publicado: 27/07/2017 16h00 última modificação: 01/08/2017 13h43
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial “Masculinidades e Sistema de Justiça”, que acontece de 11 a 14 de setembro, em Brasília, das 8h30 às 12h. A capacitação vai tratar de aspectos teóricos e metodológicos da Lei Maria da Penha com ênfase nas leituras e expressões das masculinidades, propiciando a construção de conhecimentos e a formulação de estratégias de intervenção.

A atividade é voltada para membros do MPF, MPT e MPM lotados em Brasília, com duas vagas para cada ramo, e membros e servidores do MPDFT (dez vagas para membros e nove para servidores). Para se inscrever, o candidato deve acessar o linkInscrição e Resultados” disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br. As inscrições estão abertas até às 12h do dia 07 de agosto. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

A atividade tem 16 horas-aula e vai abordar os seguintes tópicos: Enfrentamento da Violência Doméstica Contra Mulheres e o Sistema de Justiça: o desafio de olhar para os homens; como articular gênero e violência; paradoxo constitutivo das masculinidades e seu reflexo nas intervenções com homens autores de violência; analise dos contextos de violência; grupos reflexivos de gênero: teoria e prática; intervenções com homens autores de violência doméstica: modelo teórico-metodológico; alternativas penais e a implementação da Lei Maria da Penha; atendimento de homens autores de violência doméstica: desafio para o sistema de justiça penal e para as políticas sociais.

O curso será ministrado pelo doutor em Psicologia Social Adriano Beiras; pela doutora em Ciências Criminais Carmen Hein de Campos; pela coordenadora do Instituto Mineiro de Saúde Mental e Social (ALBAM), Rebeca Rohlfs; e pelo  professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília Welliton Caixeta.

A ESMPU não arcará com os custos de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes. Receberão certificado os participantes com 85% de frequência mínima.

Roteiro do curso