ESMPU disponibiliza acesso irrestrito a dezenas de conteúdos de cursos e atividades acadêmicas

Página no site reúne materiais didáticos e videoaulas de cursos promovidos pela instituição até junho de 2021
publicado: 28/07/2021 14h37 última modificação: 28/07/2021 16h20
ilustração

Desde de janeiro de 2021, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibiliza acesso irrestrito, gratuito e online a dezenas de conteúdos de cursos e atividades acadêmicas em área específica no Portal da instituição. Com o término do primeiro semestre deste ano, o acervo foi atualizado com novos materiais.

Outra novidade é que, com o objetivo de tornar o acesso mais intuitivo, a página recebeu novo nome: Conteúdos Educacionais. Dividido em quatro áreas, o espaço virtual reúne mais de 150 materiais didáticos e videoaulas de cursos, simpósios, seminários, palestras, rodas de conversa, webinários, projetos especiais e cursos de pós-graduação.

A iniciativa atende orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC) que tem estimulado as instituições a adotarem repositórios abertos para a consulta pública – e reforça o compromisso da Escola em promover a universalização do conhecimento.

Acervo atualizado – Entre os novos conteúdos, estão disponíveis atividades sobre improbidade administrativa; educação domiciliar; acordos de não persecução penal e justiça restaurativa; impactos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro no controle da administração pública; novos desafios na cooperação internacional; teoria e prática da atividade probatória; métodos ágeis e aplicação na inovação; introdução à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); planejamento de negociações eficazes; e materiais do Programa de Deontologia do Ministério Público Brasileiro.

Como propor atividade acadêmica – Na página, também é possível realizar o envio de propostas de atividades acadêmicas. Qualquer cidadão, a qualquer tempo, pode sugerir a realização de capacitações dentro das modalidades previstas pela instituição – cursos de aperfeiçoamento, seminários e eventos de lançamento de publicação – por meio de formulário eletrônico.

Ao preencher o formulário, devem ser informados, entre outros: dados do proponente, nome da atividade, tipo, modalidade, carga horária, objetivo geral, ementa e professores sugeridos. A proposta enviada será recepcionada pela Coordenadoria de Educação Continuada (Coeduc) da ESMPU, responsável por emitir parecer pedagógico e dar encaminhamento à proposta.