ESMPU dobra oferta de cursos livres para 2023

Estão abertas 43 capacitações EaD na modalidade cursos livres. Participantes têm direito a certificado
publicado: 13/03/2023 14h48 última modificação: 13/03/2023 18h18
Ilustração

Autonomia e flexibilidade no aprendizado. Essas são as principais características dos cursos livres oferecidos pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Essa modalidade de capacitação a distância foi lançada em agosto de 2021 e faz parte do contínuo processo da instituição de universalizar e democratizar o conhecimento e de promover conteúdo de qualidade acessível a todos.

Para 2023, a ESMPU ampliou a oferta: são 43 cursos disponibilizados, um aumento de quase 50% se comparado com o ano anterior, quando foram oferecidos 29. Do total de cursos, 22 são novos e 21, reofertas. Os cursos livres são abertos a todos os públicos, não possuem período de inscrição determinado e conferem certificado de participação para quem obtiver percentual de aproveitamento mínimo de 60%. Os interessados podem se inscrever a qualquer tempo em cursos de diferentes áreas do conhecimento e realizar as atividades no seu próprio ritmo.

Entre as novidades, estão 16 capacitações sobre a nova Lei de Licitações, cuja aplicação passa a ser obrigatória a partir de 1º de abril. Em decorrência da demanda, a ESMPU desmembrou o conteúdo em cursos menores para atender as especificidades das áreas. A maioria tem carga horária de 2h.

Temas como direito da vítima; língua portuguesa e redação oficial; e formação de tutores, instrutores e orientadores são também algumas das novidades. Entre as capacitações em reoferta, estão temáticas como violência doméstica contra a mulher; direito da criança e do adolescente e da pessoa com deficiência; e trabalho escravo.

Como acessar – Para consultar os cursos disponíveis nesse formato, basta acessar o link Inscrição no Portal da Escola. Todas as atividades oferecidas estão localizadas na aba “Cursos Livres” da plataforma. As capacitações são gratuitas.

Adicional de qualificação – Para os servidores do MPU, os cursos livres contam como adicional de qualificação. Cada conjunto de ações de treinamento que totalize, pelo menos, 120 horas, permite ao servidor fazer jus a adicional de 2,5% sobre o vencimento básico, observado o limite máximo de 5%.

Confira aqui a relação de cursos livres.