ESMPU está na segunda etapa do Prêmio Innovare

Premiação é uma das mais importantes da área jurídica no país. Instituição inscreveu quatro práticas: InovaEscola, TEDxESMPU, Espaço Cultural e Ensino Híbrido
publicado: 06/06/2023 17h34 última modificação: 06/06/2023 18h03

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu, nesta segunda-feira (5/6), a visita do consultor especializado do Prêmio Innovare Marco Antônio Lara para conhecer a aplicação e o impacto das quatro práticas da Instituição inscritas na premiação: InovaEscola, TEDxESMPU, Espaço Cultural e Ensino Híbrido. Nesta etapa, segundo Lara, busca-se confirmar as informações prestadas e comprovar se as iniciativas reúnem condições objetivas e produziram resultado para subsidiar a comissão julgadora.

“Esta fase é muito importante porque traz credibilidade para o prêmio. Em nome do presidente do Instituto Innovare, Sergio Renault, e do presidente do Conselho Superior, ministro Ayres Britto, eu trago a mensagem de congratulação. A janela é muito estreita. São dois finalistas para cada categoria. Este ano tivemos um recorde de inscrições. Sintam-se já vencedores por passar de fase e estar participando do certame”, celebrou Lara.

Em sua 20ª edição, o Prêmio Innovare é um dos mais importantes na área jurídica do país. Este ano, foram mais de 700 práticas inscritas. A ESMPU concorre na categoria “Ministério Público” com quatro iniciativas: InovaEscola, TEDxESMPU, Espaço Cultural e Ensino Híbrido. A líder de estratégia e inovação da Instituição, Lígia Maria Lopes Reis, apresentou as práticas, seus objetivos e os resultados alcançados, com o apoio de um representante de cada secretaria da ESMPU, que contribuiu com informações para elucidar as dúvidas do consultor.

“O trabalho e o empenho dos últimos anos de transformação digital da ESMPU estão rendendo frutos palpáveis. O reconhecimento do Prêmio Innovare é mais uma prova de que estamos no único caminho para o futuro: a inovação. Aprender a aprender”, comemorou Lígia Reis.

Práticas – Há três anos, o InovaEscola, Laboratório de Transformação da ESMPU, trabalha para fomentar a cultura de inovação no MP por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas. Tem como principais objetivos promover a inovação contextual, ensinar competências para a inovação, aprender a aprender e produzir evidências.

Em novembro de 2022, a ESMPU sediou um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDxESMPU, feito inédito no Ministério Público brasileiro. O evento proporcionou oxigenação e conexões entre a comunidade acadêmica. E este ano tem mais: o TEDxESMPU Countdown, em 30 de agosto.

Durante a primeira edição do TEDxESMPU, a Escola passou por uma intervenção artística em vários espaços – alguns permanecem até hoje – e inaugurou o Espaço Cultural com exposição dos artistas Berna Reale e Douglas Fischer. A iniciativa busca promover e valorizar as atividades artísticas, históricas e culturais na Instituição, a fim de aproximá-la da sociedade, além de reconhecê-las como fundamentais para a criatividade humana, que é força motriz da inovação.

A última prática inscrita é o Ensino Híbrido, modalidade na qual o ensino é desenvolvido tanto de forma presencial quanto on-line, de modo que discentes e docentes tenham experiências semelhantes, ainda que em diferentes contextos de aprendizagem. Há um ano, de forma pioneira, a ESMPU deu início à aquisição de infraestrutura de alta tecnologia para esse movimento de transformação digital.

Prêmio Innovare – O Prêmio Innovare identifica, divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil, independentemente de alterações legislativas. O reconhecimento, concedido pelo Instituto Innovare, conta com parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros órgãos e entidades representativas do meio jurídico.

Confira aqui as fotos.