ESMPU institui observatório para temas atuais complexos

Objetivo é auxiliar a atuação do Ministério Público brasileiro em situações concretas de alta complexidade, grande impacto e elevada repercussão, como demandas ambiental, econômica e social
publicado: 11/09/2020 12h14 última modificação: 21/09/2020 11h14

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) instituiu, por meio da Portaria n. 158/2020, publicada nesta quarta-feira, 8 de setembro, o Observatório para Tema Atuais Complexos, cuja atribuição é pesquisar, elaborar estudos e propor medidas para a atuação do Ministério Público no enfrentamento de situações concretas de alta complexidade, grande impacto e elevada repercussão.

Para o secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro, a iniciativa busca fomentar o debate e o intercâmbio entre membros do Ministério Público (MP) e outras instituições. “A ESMPU lança o Observatório com o objetivo de centralizar o debate técnico e acadêmico de temas relevantes na atuação do Ministério Público da União e Brasileiro como um todo. Ele é um ambiente plural, que permite a participação de membros e servidores de quaisquer ramos do MP e, inclusive, de agentes de outras instituições, até mesmo privadas, além de experts do mercado”, destacou.

Caberá também ao Observatório a realização de estudos e análises de cenários, em médio e longo prazos, sobre temas que afetam a atuação do Ministério Público e da sociedade com vistas à criação de abordagem padrão para compliance e proteção de dados no âmbito ministerial e de soluções para aprimorar a cultura de dados nas instituições públicas.