Notícias

ESMPU lança primeiro módulo de Videoaulas de 2015

Ministrado pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos, direito internacional dos refugiados e apátridas é o tema que abre a edição deste ano. Disponíveis no canal da ESMPU no YouTube, aulas buscam levar ao cidadão discussões sobre conteúdos atuais em diversas áreas do direito.
publicado: 25/05/2015 12h10 última modificação: 31/03/2017 17h20

Está disponível no canal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) no YouTube a primeira sequência de Videoaulas de 2015. Ministradas por conceituados profissionais, as aulas em vídeo buscam ampliar o alcance do conhecimento transmitido nas atividades acadêmicas da ESMPU, levando ao público em geral discussões sobre conteúdos atuais em diversas áreas do direito, com foco na atuação do Ministério Público na proteção dos direitos sociais e individuais indisponíveis, na fiscalização da aplicação das leis e na defesa do patrimônio público.

O tema do módulo que abre a edição deste ano é “Direito Internacional dos Refugiados e Apátridas” (clique aqui para acessar). Apresentadas pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos, professor de direito internacional e direitos humanos da Universidade de São Paulo (USP), as cinco videoaulas discutem os três eixos da proteção do ser humano no direito internacional, a evolução histórica e os principais diplomas do direito internacional dos refugiados, além da implementação dessa normatividade.

As Videoaulas podem ser acessadas no endereço www.youtube.com/escolampu. O acervo conta ainda com aulas ministradas por membros do MPU e especialistas, que abordam temas como lei de lavagem de dinheiro, contornos da responsabilidade civil, trabalho infantil, violência doméstica contra a mulher, trabalho escravo, direito eleitoral e judicialização da política. Além desse material, o canal da ESMPU no YouTube reúne vídeos de cursos de aperfeiçoamento, palestras e diversos tutoriais sobre como utilizar a internet para fiscalizar a aplicação de recursos públicos.

O lançamento de novos conteúdos será divulgado pela Escola em sua página da internet e nas redes sociais. Confira os próximos temas das Videoaulas ESMPU:

– Construções responsáveis: a saúde e a segurança do trabalhador na construção civil;

– Direito de ir, vir e participar: a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho;

– A greve como direito;

– Procurador do Trabalho: o que é, o que faz e como atua;

– Análise econômica do direito;

– Desvendando o trabalho escravo no Brasil: conceito, características, efeitos trabalhistas e sociais;

– Competência da Justiça Militar;

– Tribunal Penal Internacional.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300