ESMPU procura voluntários para participar de investigação sobre seus serviços

Iniciativa pioneira no MP visa conhecer o perfil, as necessidades e as dificuldades dos usuários da Escola utilizando a abordagem de design etnográfico. Nesta primeira etapa, buscam-se voluntários para a pesquisa de campo
publicado: 08/09/2021 13h01 última modificação: 21/09/2021 13h10

[Atualizado em 21.9.2021] A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), por meio do InovaEscola  Laboratório de Transformação da ESMPU, deu início a uma iniciativa pioneira para conhecer, com profundidade, os anseios e as necessidades dos docentes e discentes da instituição, a fim de aprimorar os serviços prestados. Por meio da abordagem de design etnográfico, o objetivo é compreender como é possível aperfeiçoar a experiência do usuário.

Nesta primeira etapa, a Escola convida voluntários para uma pesquisa de campo da investigação, principalmente, docentes  orientadores pedagógicos e capacitadores. Também podem participar discentes, membros e servidores do Ministério Público brasileiro, grupos de pesquisa e mesmo aqueles que nunca fizeram nenhum curso na instituição.

As entrevistas terão cerca de 60 minutos e serão realizadas por videoconferência ainda em setembro. O contato será feito pela empresa Catálise Social, contratada pela ESMPU para a execução da pesquisa.

Quais são suas perspectivas em relação à ESMPU? Como foi sua experiência na instituição? Essas são algumas das perguntas para as quais a Escola busca respostas a fim de melhorar a prestação de seus serviços. A finalidade da coleta de dados, por meio de formulário, é subsidiar essa investigação a partir da indicação de pessoas a serem entrevistadas. As informações serão anonimizadas e não haverá compartilhamento com terceiros. Uma vez que o universo de entrevistados deve observar uma diversidade de atores e outras metodologias de coleta, nem todos os voluntários serão contatados.

O que é design etnográfico?Design etnográfico é uma forma de aprender sobre as pessoas, suas necessidades e seus contextos com o objetivo de identificar oportunidades de inovação que correspondam, de forma mais próxima, às perspectivas e às experiências vividas pelas pessoas afetadas por um produto, serviço ou política pública. Uma das etapas de um projeto de design etnográfico é a pesquisa de campo, em que se entrevistam atores envolvidos com os desafios mapeados para ganhar mais profundidade no assunto.

Seja um voluntário! Clique aqui e preencha o formulário de participação.