Notícias

ESMPU promove evento para debater acessibilidade e Lei Brasileira de Inclusão

Evento reunirá representantes estatais e da sociedade civil para roda de conversa e lançamento de livro no formato ePUB
publicado: 09/08/2018 15h34 última modificação: 14/08/2018 15h28

“Acessibilidade e comunicação nos 30 anos da Constituição Federal” é o tema da atividade de extensão do mês de setembro da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Com programação aberta ao público, o evento terá roda de conversa sobre o tema, além do lançamento do livro “Ministério Público, Sociedade e Lei Brasileira de Inclusão” no formato e-pub.

A atividade está marcada para o dia 17 de setembro, das 16h às 19h, na ESMPU (SGAS Av. L2 Sul, Qd. 604) . Os interessados devem se inscrever até 10 de setembro, às 18h pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão abertas 50 vagas para o público externo e 100 para o MPU (50 para membros e 50 para servidores).

A fundadora da ONG Escola de Gente – Comunicação e Inclusão, Cláudia Werneck, e o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Hübner Mendes, marcam presença na roda de conversa “Comunicação e Inclusão”. Também participam do debate a procuradora-geral República, Raquel Dodge; o secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini; o diretor-geral da ESMPU, João Akira; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat; a promotora de Justiça Luisa de Marillac; a subprocuradora-geral do Trabalho Maria Aparecida Gurgel e a representante da Coordenação Geral do Sistema de Informações da Pessoa com Deficiência, Jéssica Mendes de Figueiredo. 

Publicação -  Fruto do diálogo e interação de diferentes ramos do MPU, militantes dos movimentos sociais e academia, o livro lançado durante o evento será primeira obra da ESMPU a ser disponibilizada em formato acessível. Estarão presentes os organizadores da publicação, Eugênia Augusta Gonzaga (Procuradora Regional da República e Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão Adjunta) e Jorge Medeiros (procurador da República), além dos procuradores regionais da República Márcia Morgado, André de Carvalho Ramos e Luiz Alberto David Araújo, que são colaboradores da obra. 

Saiba mais – A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Lei n. 13.146/2015) reconhecem e estabelecem parâmetros em pontos centrais como educação, acessibilidade, saúde, trabalho, com vistas a promover a efetiva inclusão, sem deixar de ser sensível à diferença. Nesse contexto, o evento busca debater o conceito de acessibilidade a partir da noção ampla de promoção da cidadania, com vistas à concretização de direitos e eliminação de barreiras. 

Essa é a sexta atividade realizada pela ESMPU dentro do projeto “30 anos da Constituição Cidadã e 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que, por meio de atividades de extensão, busca contribuir para a discussão acerca da realidade brasileira contemporânea, marcadas pelo dinamismo e pelas rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas. Confira o hotsite do projeto.

A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas aos membros e servidores inscritos. Saiba mais informações sobre o evento pelo edital.

Serviço

Acessibilidade e comunicação nos 30 anos da Constituição Federal

Roda de conversa “Comunicação e Inclusão” e lançamento do livro em formato ePUB “Ministério Público, Sociedade e Lei Brasileira de Inclusão”

17 de setembro, das 16h às 19h

ESMPU (SGAS Av. L2 Sul, Qd. 604)

Inscrições até 10 de setembro, às 18h, pelo site escola.mpu.mp.br

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300