ESMPU publica Plano de Atividades 2019

Entre cursos (presenciais, semipresenciais e a distância), oficinas, seminários, simpósios e especializações estão programadas quase 200 atividades
publicado: 28/11/2018 15h03 última modificação: 28/11/2018 15h09

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulga o seu Plano de Atividades 2019, elaborado com a participação de membros (as) e servidores (as) do MPU. Para o próximo ano, estão programadas quase 200 atividades acadêmicas, entre cursos (presenciais, semipresenciais e a distância), oficinas, seminários, simpósios e especializações. Confira o documento.

Segundo o diretor-geral, João Akira Omoto, a programação para o próximo ano trouxe duas novidades: a elaboração de atividades da área-fim, comuns aos quatro ramos, desenvolvida por um órgão colegiado (Câmara de Ensino); e a previsão de atividades presenciais voltadas aos servidores da área-meio, o que não existia até então.

Ainda de acordo com Akira, a elaboração do PA realizada de forma colegiada possibilitou um trabalho mais coordenado e compartilhado entre os ramos do MPU (MPF, MPT, MPM e MPDFT). “Uma vez instituída pela Conselho Administrativo da Escola, a ideia é que a Câmara de Ensino se reúna em sessões periódicas para definirmos propostas em conjunto”, explicou. A Câmara de Ensino é composta pelos coordenadores (as) de ensino dos quatro ramos e o diretor-geral da ESMPU.

Programação - As atividades do PA 2019 foram subdivididas em seis categorias: MPF, com 54 atividades programadas (34 presenciais, 11 a distância e nove semipresenciais); MPT, com 57 atividades (48 presenciais e nove a distância); MPM, com 7 atividades (cinco presenciais e duas a distância); MPDFT, com 11 atividades (seis presenciais e cinco a distância); Câmara de Ensino, com 43 atividades (38 presenciais, quatro a distância e uma semipresencial); e Área Meio, com 30 atividades (10 presenciais e 20 a distância).

Entre as atividades, estão previstas duas especializações: “Improbidade Administrativa - Sistema Jurídico Brasileiro Anticorrupção” e “Direitos Humanos”. Em 2019, ainda será realizada a especialização “Cooperação jurídica internacional”, que consta no PA de 2018.

Metodologia - Neste ano, a metodologia de elaboração do Plano de Atividades (PA) foi modificada para proporcionar maior participação e atender às mais diversas áreas e necessidades do MPU, possibilitando assim o aumento no número de pessoas capacitadas.

Ao longo de dois meses de elaboração, foram realizadas quatro consultas públicas (duas para a área-fim e duas para a área-meio) para levantamento de necessidades de capacitação e avaliação, que contou com a participação de membros (as) e servidores (as). O resultado da área-fim foi sistematizado e priorizado pelas coordenações temáticas de cada ramo (demandas específicas) e pela Câmara de Ensino (demandas comuns); e a da área-meio por comissões compostas por servidores das áreas de atuação.

O Plano de Atividades 2019 foi aprovado pelo Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU no último dia 30 de outubro.

Em breve, a relação completa das atividades estará disponível no site da ESMPU, (aba “Atividades Acadêmicas”, link “Programação 2019”). A página conterá informações sobre período e local de realização, público-alvo e breve descrição dos objetivos e do conteúdo. Além disso, haverá opções de pesquisa por tipo e modalidade de atividade, ramo, público-alvo e mês de previsão de realização. Os usuários cadastrados no sistema de inscrições da ESMPU poderão selecionar, a qualquer momento, as atividades que são de maior interesse, por meio da função “Favoritos”.

Plano de Atividades 2019