Notícias

ESMPU realiza seis rodas de diálogos simultâneas sobre democracia

Os seis seminários aconteceram nesta quarta-feira (2/10) em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Recife
publicado: 03/10/2019 12h51 última modificação: 03/10/2019 14h15
Em Brasília, o tema debatido foi construção democrática e sociedade do medo

Em Brasília, o tema debatido foi construção democrática e sociedade do medo

Com uma metodologia inovadora, por meio de conferências inspiradas no formato TED Talks (tecnologia, entretenimento e design), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizou, nesta quarta-feira (2/10), uma série de debates simultâneos, cada um sobre um aspecto da democracia, dentro do programa permanente de extensão “Diálogos Democráticos”. No total, foram realizados seis seminários em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Recife.  

Para discutir os assuntos abordados, foram convidados especialistas, entre arquitetos, juristas, advogados, cientistas políticos, filósofos, antropólogo, artista, psicanalista e professores. Posteriormente, todas as conferências e os debates com a plateia serão disponibilizados na TV ESMPU, no YouTube, e no site.  

Ao abrir o diálogo do evento de Brasília, o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, informou que o programa foi elaborado pela Câmara de Ensino da Escola, que é um colegiado acadêmico integrado pelos coordenadores de ensino dos quatro ramos do MPU. “O tema da democracia e de seus problemas contemporâneos surgiu durante a elaboração do Plano de Atividades 2019. Estou extremamente feliz com a forma com conseguimos dialogar as questões, por meio de um formato mais objetivo e dinâmico”, ressaltou.  

A iniciativa buscou debater diferentes perspectivas relacionadas à democracia. Em Brasília (DF), João Akira Omoto mediou o debate entre o antropólogo brasileiro-congolês Kabenguelê Munanga, a cientista política especialista em Justiça de Transição Glenda Mezarobba e o procurador regional da República Marlon Weichert sobre “construção democrática e sociedade do medo”. Já em Porto Alegre (RS), o cientista político Pablo Holmes e a doutora em Filosofia Katarina Peixoto foram convidados para discutir “capital e trabalho na construção democrática”, com a mediação do coordenador de ensino do MPM  Cícero Robson Coimbra Neves (promotor de Justiça Militar).  

A temática “cidade como espaço democrático” foi abordada em Recife (PE) e ficou a cargo do arquiteto e urbanista Anderson Kazuo Nakano, da promotora de Justiça da Bahia Lívia Santana e da vice-diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Fernanda Costa, com mediação do coordenador de ensino do MPT Tiago Muniz Cavalcanti (procurador do Trabalho). Os “desafios da democracia socioambiental” foi o assunto da roda de diálogo em Belém (PA), que teve como conferencistas o procurador da República Ubiratan Cazetta, o diretor executivo do Instituto Escolhas, Sergio Leitão, e a integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens Tchenna Maso, com mediação de um dos coordenadores de ensino do MPF Gustavo Kenner Alcantara (procurador da República).  

No Rio de Janeiro (RJ), a advogada e ativista dos Direitos Trans Gisele Alessandra Schmidt, o professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Daniel Sarmento e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Roger Raupp Rios trataram sobre “democracia e direitos contramajoritários”, com mediação da coordenadora de ensino do MPDFT Isabel Cristina Augusto de Jesus (promotora de Justiça). Por fim, em São Paulo (SP), o tema “democracia na era digital” foi debatido pelo professor da FGV/Rio e ex-secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinícius Wu, e pelo diretor de Análise de Políticas Públicas na FGV/RJ, Marco Aurélio Ruediger, com mediação do outro coordenador de ensino do MPF Edilson Vitorelli Diniz Lima (procurador da República).  

Saiba mais sobre o Programa “Diálogos Democráticos” pelo hotsite https://escola.mpu.mp.br/h/dialogos.   

Imagens de Belém  
Imagens de Brasília  
Imagens de Porto Alegre  
Imagens de Recife  
Imagens do Rio de Janeiro  
Imagens de São Paulo

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300