ESMPU retoma pelo RJ projeto de descentralizar atividades

Em visita à PRR2, diretor-geral anuncia volta dos Centros de Apoio
publicado: 20/05/2022 13h28 última modificação: 20/05/2022 13h36
Foto: Divulgação/PRR2

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) assinará, com a Procuradoria Regional da República da 2a Região (PRR2), o primeiro dos termos de cooperação para reeditar seus Centros de Apoio (CAPs) fora de Brasília, criados em 2019. O anúncio do diretor-geral da ESMPU, subprocurador-geral da República Alcides Martins, foi feito em visita à PRR2, onde o CAP/Rio de Janeiro terá salas de aula, reunião e trabalho maiores do que antes. Nos próximos dias, Martins irá a São Paulo e Porto Alegre conhecer os respectivos Centros de Apoio na PR/SP e PRR4.

A visita às instalações do futuro CAP/Rio foi feita ao lado do procurador-chefe Artur Gueiros e do secretário regional Oto Matos. Ao final da visita guiada, Alcides Martins destacou a importância de reforçar os CAPs: “A expectativa com essa retomada é a melhor possível. Vejo com muita simpatia reativar esses núcleos, inclusive pelo destaque da vida acadêmica no Rio. Essa descentralização de atividades é extremamente importante à integração e atende a aspirações de toda a classe no MPU.”

A avaliação do procurador-chefe da PRR2 convergiu com a de Martins: “É uma satisfação mostrar as instalações disponibilizadas a esse projeto de descentralização da Escola”, disse Gueiros. “Há a tendência que observamos em outras escolas de governo de aproximar-se de seus interessados – no nosso caso, membros, servidores e comunidade externa.”

Os dirigentes da ESMPU e da PRR2 concordaram que o CAP/Rio tem potencial de suprir demandas de cursos e atividades de pesquisa e extensão que refluíram desde o início da pandemia de covid-19. “A existência desse espaço dá uma oportunidade à ESMPU que queremos aproveitar o quanto antes possível”, disse Martins, ressaltando a vizinhança com atividades universitárias bem como culturais.

O otimismo também deu o tom da fala de Gueiros, que citou o fato de Martins ter sido procurador-chefe da PRR2. “Esse espaço destinado à ESMPU atenderá a essa demanda de cursos e eventos. Espero que em breve possamos dar início ao projeto”, disse Gueiros. “É importante para a Escola e para o MPU aqui. Na nossa região, temos MPF, MPM e MPT. Estamos à disposição para arregaçar as mangas e trabalhar para esse projeto tão importante para o MPU como um todo.”

Saiba mais sobre o projeto de regionalização das atividades da ESMPU aqui.