Inclusão, arte e diversidade marcam a vernissage do artista plástico mirim João Elyo Castro

Evento foi realizado nesta terça-feira (23), na sede da PGR, e contou com a presença de autoridades do MPU e integrantes da sociedade civil. A exposição ficará aberta ao público, das 10h às 17h, até dia 10 de dezembro
publicado: 24/11/2021 09h54 última modificação: 24/11/2021 13h20
Exibir carrossel de imagens Foto: Leobark/Secom/MPF

Foto: Leobark/Secom/MPF

A importância da inclusão, do respeito à diversidade e o fomento à arte e à cultura marcaram a vernissage da exposição Color Pluviae, do artista plástico piauiense João Elyo Castro, realizada na tarde desta terça-feira (23/11), na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. O evento apresentou dez trabalhos do artista que tem apenas 12 anos de idade e produz obras no estilo expressionista abstrato e geométrico. Clique para conferir as fotos da vernissage.

Autodidata e ambidestro, João Elyo começou a pintar aos 8 anos. Suas obras traduzem sentimentos do seu cotidiano, além dos desafios enfrentados por ser uma criança com síndrome de Down. Elenilza Maria de Araujo Sousa, mãe do artista, ressaltou que acolher a diversidade é a maneira de valorizar a luta das pessoas que são excluídas socialmente. "Estarmos aqui hoje é gratificante, pois reforça a importância do papel da inclusão e da luta do João para mostrar à sociedade que ele existe e que é uma criança com um talento incrível. Acredito que respeitar as diferenças e abrir espaços é o caminho para termos um mundo mais justo para ele e tantos outros”.

Na solenidade de abertura oficial da mostra, o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, salientou que o MPU tem como missão a defesa da dignidade da pessoa humana e que a expressividade de João Elyo reflete o seu lugar de fala e de reafirmação como ser humano e artista. “Prestigiar o trabalho de João Elyo nos faz lembrar que é um dever sagrado da nossa instituição resguardar a dignidade dos indivíduos, não somente enquanto corpo, mas também enquanto sujeitos de direitos e garantias fundamentais, dentre eles o de se expressar, pois isso estimula a compreensão de que a singularidade é o reflexo do nosso lugar de fala e do nosso modo de estar no mundo”, afirmou o PGR.

Para o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins, a arte presente nas obras de João Elyo atesta a sua grandeza como ser humano e exprime uma lição de humildade e sensibilidade. “Por termos diferentes possibilidades, muitas vezes nos esquecemos de olhar para o outro de forma fraterna e acolhedora. Hoje presenciamos aqui a sensibilidade deste artista, que representa a arte e a existência da necessidade de que nós, que tanto lutamos por justiça, lutemos também por uma vida com mais respeito e igualdade para todos”.

Idealizador do evento, o subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, destacou que as adversidades enfrentadas por João Elyo fazem parte da luta do Ministério Público e da sociedade brasileira inclusiva. “A sensibilidade artística de João revela o quanto as artes se distanciam do humano e se aproximam do divino. E por ser esse estar com o divino é que as manifestações artísticas são invariavelmente destinatárias de grande carinho, de grande generosidade e de grande sensibilidade, o que nos posiciona enquanto instituição pública a lutar por sua valorização e reconhecimento”.

Também presente na vernissage, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, parabenizou a ESMPU pela iniciativa e classificou o trabalho de João Elyo como sensível e belo. “É uma alegria incomensurável prestigiar um trabalho de tamanha beleza e sensibilidade, especialmente porque ele ocupa esta Casa, que tem como um de seus princípios promover o respeito, a dignidade e a inclusão”.

Color Pluviae – O nome da exposição, Color Pluviae, refere-se a uma expressão latina que significa "a cor da chuva” e remete à forte conexão do artista com os elementos da natureza, fontes de inspiração para as suas criações. Promovida pela ESMPU, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a exibição integra as atividades do Projeto Respeito e Diversidade.

A exposição está localizada no mezanino do bloco D da PGR e ficará aberta à visitação até o dia 10 de dezembro, com respeito às medidas sanitárias necessárias diante da pandemia de Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara, aferição de temperatura. Também será exigida a apresentação de comprovante de vacinação, conforme a Portaria PGR/MPU n. 110, de 28 de outubro de 2021.

Museu do Louvre – João Elyo foi convidado para apresentar o seu trabalho na exposição “Le carrousel do Louvre”, uma mostra internacional de arte contemporânea no Museu do Louvre, Paris, em abril de 2022. A família faz uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o custeio das passagens, documentos e estadia.

Para conhecer mais sobre a história e o trabalho de João Elyo, acesse: https://www.vivemosarte.com.br/joao-elyo