InovaEscola recebe Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial

Premiação visa reconhecer e incentivar projetos nos setores tecnológico, de gestão e de novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça. Foram 117 as iniciativas inscritas na edição 2021
publicado: 06/10/2021 15h54 última modificação: 04/11/2021 17h31

O InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – ganhou o 3º Lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial na categoria “Laboratório de inovação”. A premiação visa reconhecer e incentivar projetos nos setores tecnológico, de gestão e de novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça. Foram 117 as iniciativas inscritas na edição 2021.

“É uma honra o reconhecimento do InovaEscola, que tem apenas um ano, mas já apresenta um resultado tão sólido. Nascemos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das competências do futuro do trabalho no setor público e preparar o Ministério Público para atender as complexidades e as mudanças desse mundo volátil e incerto”, comemorou o secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro.

Os ganhadores foram conhecidos em evento ocorrido na última terça-feira (5/10), no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. A assessora-chefe de Estratégia e Inovação Lígia Maria Lopes Reis recebeu a premiação e celebrou: "Estou emocionada porque esse prêmio só reforçou aquilo que a gente sempre acreditou: que é possível transformar e inovar no Ministério Público. Esse reconhecimento é uma forma de valorizar meses de esforço e de dedicação de uma equipe enxuta, mas otimista e confiante, e que trouxe resultados concretos".

InovaEscola – Criado há um ano, o InovaEscola tem como propósito fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no MP por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas. Ribeiro destacou a acertada escolha de implementar o laboratório na ESMPU, “um ambiente em que se permite a experimentação, onde as pessoas têm liberdade para provar e testar coisas novas, um lugar de universalidade de pensamento, de não patrulhamento ideológico”, completou.

Até junho de 2021, cerca de 12.700 pessoas foram alcançadas pelas ações do InovaEscola. Foi instituída a Rede Nacional de Transformação Digital do MP para promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática, e implementado o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação para viabilizar o desenvolvimento de forma modular, autônoma e individualizada.

O InovaEscola também lançou o podcast Rotas&Futuros, um bate-papo quinzenal sobre inovação, macrotendências e desafios do mundo digital (Spotify | Anchor | Deezer | Google Podcasts), e realizou um estudo inédito em parceria com o Instituto Veredas: o 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP. A pesquisa investigou quem são e onde estão os atores e os patrocinadores das iniciativas relacionadas à inovação na instituição e quais são os principais incentivos e entraves sobre esse tema no âmbito do MP.

Judiciário Exponencial – A iniciativa, criada em 2014, visa preparar instituições e pessoas para os desafios de um cenário de transformação digital, com o compartilhamento de conteúdos relevantes e a troca de conhecimentos em todo o ecossistema da Justiça.