Justiça e saúde mental: médicos e juristas debatem os direitos dos doentes infratores

A atividade acontece em São Paulo, no dia 7 de maio, e em Brasília, no dia 8 de maio. Entre os palestrantes está o escritor americano Pete Earley, autor de “Loucura: A busca de um pai no insano Sistema de Saúde Mental”. Gratuitas, as inscrições ficam abertas até o dia 2 de maio.
publicado: 22/04/2009 16h03 última modificação: 31/03/2017 17h19

Como o sistema penal brasileiro trata os doentes mentais que infringem a lei? Quais as principais falhas e como é possível melhorá-lo? Que direitos tem os doentes mentais infratores? Esses e outros temas serão discutidos no simpósio Justiça e doença mental - Loucura: o insano sistema de saúde mental, que acontecerá em duas cidades: São Paulo, no dia 7 de maio, e Brasília, no dia 8. Gratuitas, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço https://www.ipqhc.org.br/evento/index.html até o dia 2 de maio.

O simpósio vai reunir procuradores, juízes e médicos brasileiros num debate sobre a justiça e os direitos dos doentes mentais. Os painéis abordam temas como medida de segurança, situação da população prisional com doenças mentais graves, reforma psiquiátrica, políticas públicas (ou ausência delas) para doentes mentais brasileiros, entre outros temas (clique aqui e veja a programação completa).

Para falar sobre a situação nos Estados Unidos, o simpósio traz ao país o escritor e ex-jornalista do The Washington Post Pete Earley, autor do livro “Loucura: A busca de um pai no insano Sistema de Saúde Mental”. A obra, finalista do Prêmio Pulitzer de 2007 na categoria não-ficção, trata da desassistência e da criminalização dos doentes mentais nos EUA, da burocracia de um sistema que, em vez de tratamento, oferece cadeia aos doentes. No livro, o autor conta sua história desde que o filho foi preso por invadir a casa de um vizinho durante um episódio maníaco.

O simpósio é uma realização do Instituto de Psiquiatria da USP, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), 2ª. Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Procuradoria Geral da República, TRF-3ª Região e PRR-3ª Região, da Associação Psiquiátrica de Brasília. A ESMPU apoia o evento.