Lançado edital de curso sobre teoria e prática de armas de fogo

Atividade dirigida a membros do MPM, MPF e MPDFT vai apresentar o funcionamento das armas de fogo, seu manejo e tiro com aulas expositivas e práticas
publicado: 11/10/2017 12h55 última modificação: 11/10/2017 12h57
Imagem ilustrativa

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou edital para o processo seletivo do curso presencial “Armas de fogo portáteis: teoria e prática voltadas para o processo penal ”. A atividade será realizada de 28 a 30 de novembro, em Brasília, e é voltada para os membros do MPM, MPF e MPDFT.

Os interessados em participar devem realizar inscrições até 23 de outubro, às 12h, pelo linkInscrição e Resultados”, disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas 12 vagas para o MPM, duas para o MPF e duas para o MPDFT. Os participantes serão selecionados por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com aulas expositivas e práticas, o curso tem 16 horas-aula. O conteúdo programático apresenta os seguintes tópicos: classificação das armas portáteis; nomenclatura e função das principais peças dos principais modelos; funcionamento das armas portáteis; efeitos dos disparos de diferentes armas de fogo no corpo humano e o que eles indicam; perícias no corpo humano; elaboração de quesitos bem redigidos em casos de crimes que envolvam disparos de armas de fogo; normas de segurança com armamento; instrução preparatória para o tiro em todas as suas etapas;  tiro com arma de fogo (pistola) com segurança; manutenção com segurança das pistolas; efeitos e marcas decorrentes dos disparos de diferentes armas de fogo nas armas e suas peças e acessórios, em estojos e em diferentes objetos atingidos; realização de perícias nas armas de fogo, peças e acessórios, em estojos e em diferentes objetos atingidos; quesitação e impugnação de quesitos; análise e questionamento de respostas em  laudos periciais e elaboração de quesitos complementares.

As aulas serão ministradas pelo promotor de Justiça Militar Adriano Alves Marreiros; pelo instrutor de tiro e campeão brasileiro de IPSC Álvaro Ferreira dos Santos Neto; pelo médico legista Malthus Fonseca Galvão; e pelo perito da Polícia Federal Marcelo Jost.

O certificado do curso será emitido ao participante que obtiver frequência mínima de 85%. As despesas com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília serão custeadas pela ESMPU.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Roteiro do curso