Notícias

Mãe de Isabella Nardoni compartilhará sua experiência em evento na ESMPU sobre direito das vítimas

Direcionado a membros e servidores do Ministério Público, evento será realizado no dia 27/6, a partir das 14h
publicado: 15/06/2022 11h15 última modificação: 20/06/2022 17h58

O procurador-geral da República (PGR) e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, anunciou, nesta terça-feira (14), durante a 9ª Sessão Plenária do CNMP, a realização da solenidade de lançamento do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, que acontecerá no dia 27 de junho, no auditório da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília-DF. Direcionado a membros e servidores de todo Ministério Público, o evento marcará o início de um projeto de mobilização em prol da promoção integral das pessoas que tiveram direitos violados e contará com a participação e o depoimento de vítimas de casos que comoveram o Brasil, como Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada pelo pai e pela madrasta em 2008. Confira a programação. 

O projeto é idealizado pelo CNMP, em parceria com a ESMPU e o Ministério Público Federal (MPF). “O objetivo é trazer uma visão diferenciada para o tema, com foco no trabalho em rede e no aperfeiçoamento institucional, para garantir dignidade a todos os sujeitos processuais. Juntos, podemos trazer um novo olhar para a realidade de muitas pessoas e mudar o desfecho de inúmeras histórias”, explicou Aras.

Também participará do evento de lançamento Arnaldo Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação dos Moradores do Mutange, ligado ao caso do desastre geológico atribuído à extração de sal-gema em bairros de Maceió (AL).

Outro nome confirmado é o da professora e psicóloga Arielle Sagrillo Scarpati, que ministrará a palestra “Os impactos da violência: conhecimentos básicos para a escuta e acolhimento em contextos traumáticos”. A especialista convidada é pós-doutora jr. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC e doutora em Psicologia Forense pela University of Kent.

Como parte da programação, será realizado o encontro do Grupo de Trabalho e do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas, equipes instituídas, no âmbito da Presidência do CNMP, para, respectivamente, elaborar ações voltadas a capacitação e qualificação de membros e servidores, e auxiliar no implemento da Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas, disposta na Resolução CNMP n. 243/2021.

O evento de lançamento será híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ESMPU. São esperados cerca de 150 participantes, entre membros, servidores e colaboradores das unidades do Ministério Público de todo o Brasil. 

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas

O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas é promovido pelo CNMP, MPF e ESMPU, e conta também com a parceria do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

O projeto, que vem ganhando corpo desde o início deste ano, tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Com informações da Secom/CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300