Membros do MPU já podem se inscrever em curso sobre efetividade dos Direitos Fundamentais

Atividade acontece na Itália, de 09 a 19 de outubro. Entre os pontos que serão abordados estão sistemas internacionais de direitos humanos e história das organizações mafiosas.
publicado: 24/03/2017 11h22 última modificação: 01/06/2017 12h33

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o processo seletivo do curso presencial “Efetividade dos Direitos Fundamentais”, voltado para membros do MPU. A atividade, que acontece de 09 a 19 de outubro, na Itália, é dividida em dois módulos. A primeira parte será realizada em Roma, na Università di Roma Tor Vergata, e a segunda em Palermo/Sicília, onde haverá visitas institucionais.

Os interessados poderão se inscrever até às 12h do dia 31 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão disponíveis doze vagas: cinco para o MPF, quatro para o MPT, duas para o MPDFT e uma para o MPM. A seleção é por sorteio eletrônico.

Com quarenta e seis horas-aula e visitas institucionais, o curso será ministrado em italiano, porém com tradução consecutiva (não simultânea / recapitulação resumida) para o português.

O conteúdo vai abordar, entre outros pontos: multiculturalismo - tolerância e diversidade na era global; sistemas internacionais de direitos humanos; garantismo e direitos coletivos; políticas de gênero e efetividade dos direitos fundamentais; tutela penal e proteção administrativa do meio ambiente; mobilidade urbana e acessibilidade; proteção do patrimônio artístico e cultural; história das organizações mafiosas; enfrentamento à corrupção política e à criminalidade das organizações mafiosas na Itália; a Divisão Nacional Anti-máfia e a atuação integrada das forças policiais e poderes do Estado.

A ESMPU não arcará com pagamento das despesas do curso. Elas serão custeadas pelo próprio participante. A atividade custará € 2.670,00 euros se optar por quarto individual; € 2.550,00 euros, quarto duplo; e € 3.670 euros para quarto de casal (1 participante e 1 acompanhante). O pagamento será dividido em duas parcelas.

Estão incluídos no valor do curso os seguintes serviços, entre outros: diárias de hotel, com café da manhã e almoços incluídos; coffee-break durante as aulas; dois jantares (boas vindas e ao final do curso); curso de Direito; visitas institucionais; transfer diário; tradução consecutiva resumida para português; e voos de ida e volta entre Roma-Palermo-Roma. Os voos internacionais Brasil-Itália-Brasil não estão incluídos e devem ser adquiridos pelos próprios alunos.

O certificado será emitido pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo