Novos promotores de Justiça adjuntos do MPDFT iniciam Curso de Ingresso e Vitaliciamento

Nesta segunda-feira (22/8), tomaram posse 11 candidatos aprovados no 32º concurso público do MPDFT, realizado entre julho de 2021 e fevereiro de 2022
publicado: 23/08/2022 15h44 última modificação: 23/08/2022 18h11
Exibir carrossel de imagens Foto: Ed Ferreira/MPDFT

Foto: Ed Ferreira/MPDFT

Teve início nesta terça-feira (23/8) o Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) dos novos promotores de Justiça adjuntos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) aprovados no 32º concurso. O certame foi realizado entre julho de 2021 e fevereiro de 2022. Dos 44 aprovados, 11 tomaram posse em 22/8 e iniciaram a formação.

O CIV é realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com o MPDFT e constitui fase obrigatória do estágio probatório dos membros. A capacitação foi preparada sob as diretrizes do compromisso público, do pluralismo de ideias, da proatividade e da eficiência no desempenho das funções ministeriais.

“A ESMPU tem orientado as nossas ações na área de capacitação e engrandecido bastante o Ministério Público da União. Esse é um momento de grande relevância para a nossa instituição. Um momento sensível e importante de acolhimento e preparação para as missões que serão levadas à frente a partir de agora”, disse a procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Fabiana Costa.

O diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, saudou nominalmente os 11 novos promotores de Justiça adjuntos e reforçou que a instituição se sente honrada em participar de um momento tão especial, não apenas de capacitação, mas também de formação dos novos membros do MPDFT. “O ato de educar é um processo contínuo, e a razão de ser e de existir da Escola é a presença de vocês”, enfatizou.

O corregedor-geral do MPDFT, José Valdenor Queiroz, deu as boas-vindas aos novos membros da instituição e reforçou a importância ministerial para a população. “É o Ministério Público que a sociedade busca para manifestar suas angústias, clamores e inquietações, porque ciente de que esta instituição jamais se compromete pela indiferença para com aqueles que a ela se dirigem. Os seus membros têm como luz o ideal de servir”, completou.

O chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do MP, promotor de Justiça Marcelo Moraes, elogiou o zelo e pragmatismo com que foi pensado o CIV do MPDFT e colocou a unidade à disposição para auxiliar no que for preciso.

CIV MPDFT – O Curso de Ingresso e Vitaliciamento do MPDFT foi dividido em três módulos presenciais mais uma parte EaD obrigatória, num total de 230h. Os primeiros 15 dias serão de imersão. A atividade está sob a coordenação da vice-procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Selma Sauerbronn, e da promotora de Justiça Karina Soares.

Notícia relacionada

12.5.2022 – ESMPU e MPDFT firmam acordo para CIV de promotores de Justiça adjuntos