Notícias

Quarto webinário Brasil-Austrália apresenta experiências de delegacias da mulher

ESMPU é um dos parceiros do MPDFT na promoção do seminário internacional sobre violência doméstica e familiar contra as mulheres
publicado: 02/06/2022 17h17 última modificação: 02/06/2022 17h17
Ilustração

Ilustração

O quarto webinário Brasil-Austrália sobre violência doméstica e familiar contra as mulheres será realizado na próxima quinta-feira, 9 de junho, das 18h às 20h, pela plataforma Zoom. O tema desta edição é “Delegacias da mulher e intervenções policiais: inovações do Sul Global”. Haverá tradução simultânea. Inscreva-se.

O seminário é aberto à sociedade, e os certificados serão emitidos para cada webinário por meio da plataforma Moodle. O objetivo do evento é promover o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Austrália. O projeto é uma continuidade das colaborações interinstitucionais para discutir o fenômeno da violência de gênero, que incluíram a produção de uma coletânea bilíngue em 2020 e a realização de um seminário internacional em 2019. Ambos contaram com a parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

As palestrantes convidadas são a professora Kerry Carrington, da University of the Sunshine Coast (Austrália); María Victoria Puyol, professora da Universidad Nacional del Litoral (Argentina); Leila Linhares Barsted, fundadora e coordenadora executiva da Cepia - Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação; Camilla de Magalhães Gomes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Samira Bueno Nunes, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O coordenador pedagógico do projeto educacional, promotor de Justiça Thiago Pierobom, explica que as delegacias de polícia especializadas no atendimento às mulheres são uma invenção brasileira de 1985. “Elas se espalharam pela América Latina e hoje são uma referência mundial. Apesar de todos os desafios que ainda temos na qualificação do trabalho policial, essa é uma política pública de segurança da qual devemos ter orgulho. Aprender quanto às evoluções dessas experiências em outros países pode colaborar com o nosso aperfeiçoamento no Brasil”, afirmou.

9 de junho: Delegacias da Mulher e intervenções policiais: inovações do Sul Global
Participantes:  Kerry Carrington (University of the Sunshine Coast), Maria Puyol (QUT), Camilla Magalhães Gomes (UFRJ), Leila Linhares Barsted (CEPIA), Samira Bueno (FBSP).
Moderação: Adriana Ramos de Mello (ENFAM)
Inscrição
Link do Zoom
Programação de 9/6: Português | English

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300