Roda de conversa sobre NFTs debate conceito e relações com blockchain e criptomoedas

Tema será debatido com os convidados Alexandre Senra, Edemilson Paraná e Guilherme André Pacheco Zattar, em 23 de novembro, na abertura do TEDxESMPU
publicado: 18/11/2022 10h38 última modificação: 18/11/2022 16h24
Ilustração

O TEDxESMPU abre sua programação, em 23 de novembro, às 9h, com a roda de conversa “O que são NFTs e como funciona sua tecnologia?”. O assunto será debatido com o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) Edemilson Paraná, o procurador da República Alexandre Senra e o promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar.

Durante a roda de conversa, os convidados explicarão o que são e como surgiram os NFTs (non-fungible tokens); as relações com a tecnologia blockchain; e as similaridades e diferenças constitutivas em relação às criptomoedas. Além disso, será abordado o processo de criação e lançamento de coleção de NFTs e o funcionamento de um marketplace de NFTs. Poderão participar da atividade os 40 primeiros inscritos no TEDxESMPU que chegarem até as 9h para o credenciamento.

Exposição Places – O público do TEDxESMPU poderá conferir ainda a exposição Places coletânea de fotografias do procurador regional da República e fotógrafo amador Douglas Fischer. As imagens revelam lugares dos cinco continentes conhecidos, mas não tão conhecidos assim, em uma perspectiva diferenciada, confundindo real e virtual, passado e futuro. Algumas obras foram mintadas – digitalizadas e tornadas únicas – e  lançadas como coleção  de  NFTs.

O trabalho de Fischer, com as obras da artista Berna Reale, foi selecionado para inaugurar o Espaço Cultural da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A exposição de ambos os artistas pode ser conferida a partir de 23 de novembro, data em que a ESMPU promove um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx. A entrada é gratuita e os trabalhos estarão no espaço até 20 de dezembro.