Seminário internacional Brasil-Portugal: participação online dispensa inscrição prévia

Encontro discute criminalidade na era virtual e será dividido em duas etapas, com inscrições distintas. A primeira será em Brasília (31/3), e a segunda em Braga (abril), ambas na modalidade híbrida
publicado: 28/03/2022 15h15 última modificação: 29/03/2022 13h28
Ilustração

Ainda é possível participar da primeira etapa do seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga", promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Universidade do Minho (UMinho). A atividade será em 31 de março, das 9h às 18h, e os interessados na modalidade online não precisam realizar inscrição prévia, que será disponibilizada durante a transmissão pelo canal da Escola no YouTube por link e QR code.

Primeira etapa  O seminário foi dividido em duas etapas. A primeira em Brasília, e a segunda em Braga (Portugal), com data a definir em abril. Para a modalidade presencial em Brasília foram disponibilizadas 40 vagas. Não haverá limitação para aqueles que optarem por participar a distância por meio de plataforma de videoconferência.

A atividade tem como público-alvo membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP), além de magistrados, agentes da Justiça, acadêmicos e estudantes de Direito. O objetivo é discutir como os Estados devem atuar, por meio de suas instituições e agentes, diante das graves ameaças trazidas pelos crimes virtuais de escala internacional, bem como conhecer os normativos aplicáveis.

O orientador pedagógico da atividade é o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins​. Os expositores são os docentes convidados da Universidade do Minho Mário Ferreira Monte, Flávia Noversa Loureiro e Pedro Jacob Morais; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região, Artur de Brito Gueiros Souza; e os delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás Sabrina Leles e Vytautas Fabiano Silva Zumas. Confira a programação.

As atividades são autônomas, de modo que a inscrição na etapa de Brasília não representa a inscrição na etapa de Braga. A ESMPU não arcará com o custeio de diárias e passagens para os participantes em nenhum dos eventos. Em breve, será divulgado o edital da segunda etapa.

Protocolo de cooperação  Durante o evento em Braga, será assinado o protocolo de cooperação entre a ESMPU e a Universidade do Minho. Das intervenções haverá uma publicação conjunta. O seminário marca a primeira de uma série de ações de formação e intercâmbio entre as duas instituições.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga”
Período de realização: 31 de março, das 9h às 18h
Modalidade: híbrida – presencial e pelo canal da Escola no YouTube