Simpósio em Brasília vai abordar aspectos práticos de lavagem de dinheiro

Durante a atividade serão apresentadas diversas tipologias de atos de lavagem de dinheiro e instrumentos para investigação. Inscrições vão até 18 de outubro
publicado: 08/10/2018 18h46 última modificação: 09/10/2018 13h14

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realiza, no dia 23 de outubro, em Brasília, o Simpósio “Lava-Jato: aspectos práticos de lavagem de dinheiro - Edição Brasília”. Durante a atividade serão apresentadas diversas tipologias de atos de lavagem de dinheiro e instrumentos para investigação.

Com duração de quatro horas, o simpósio é voltado para membros (as) e servidores (as) do Ministério Público da União (MPU), que atuem preferencialmente com colaboração premiada; e integrantes dos seguintes órgãos: Polícia Federal, Polícia Civil (delegados e agentes), Ministérios Públicos Estaduais, Receita Federal e Estadual, tribunais de contas, Tribunal de Conta da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) , Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). As inscrições para o público externo estarão sujeitadas à comprovação de vínculo mediante apresentação de identidade ou carteira funcional original. Estão sendo oferecidas 150 vagas no total e a seleção será por sorteio eletrônico.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 18 de outubro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br.

A ESMPU não arcará com o custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas. Para receber certificado é necessária frequência mínima de 85%.

Programação – Durante a atividade, o coordenador da Força-Tarefa da Lava-Jato no Estado do Rio de Janeiro, o procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage, proverá a palestra “Tipologias de lavagem de dinheiro, Instrumentos de investigação e Casos práticos”. Posteriormente, haverá a discussão de casos práticos com os colaboradores do Ministério Público Federal (MPF) Vinicius Claret Vieira Barreto e Cláudio Fernando Barboza de Souza.

Ao final, será realizado debate com a plateia.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.